Turbulência, polarização e o fim do presidencialismo de coalizão

Publicado em:

O livro é uma coletânea de artigos escritos e publicados por Marcus Pestana, economista e deputado federal pelo PSDB de Minas.

No prefácio, o cientista político Sérgio Fausto escreve: “Os artigos transitam entre o mundo das ideias políticas e sua pertinência à realidade do século 21, como no texto que abre o livro, ‘Ainda faz sentido ser social-democrata’, e a agenda dos grandes temas nacionais, a exemplo dos dois artigos sobre Desenvolvimento e Intervenção Estatal, passando pela reflexão a respeito do ofício da política, tema abordado em ‘Sobre polarização, intolerância e consenso‘, por exemplo.”

“Marcus Pestana não é um observador passivo dessa travessia. É um observador engajado, cuja análise dos processos políticos é permeada pela experiência vivida e pela preocupação em apontar caminhos para a ação. A observação do autor não se perde no conjunturalismo. Ela se coloca num plano mais estratégico, mesmo quando analisa fatos da conjuntura. Seu estilo de escrever é fiel ao seu estilo de fazer política: firme nas convicções, mas aberto ao contraditório e à construção, pelo diálogo, de consensos progressivos. Sem dogmas, mas com paixão pela defesa da liberdade e da democracia, como ele mesmo diz em ‘Fora do Diálogo não há Salvação‘”.

Ponto de vista

Últimas postagens

Instituto Teotônio Vilela: SGAS 607 Bloco B Módulo 47 - Ed. Metrópolis - Sl 225 - Brasília - DF - CEP: 70200-670