Teotônio Vilela

Sua História

Economista por formação, Teotônio Vilela foi senador e governador do Estado de Alagoas, onde nasceu em 28 de maio de 1917. Sua carreira política foi longa e exemplar.

Foi fundador da UDN (União Democrática Nacional) em Alagoas, elegeu-se deputado estadual pelo partido, em 1954, e vice-governador na gestão do Udenista Luis Cavalcante (1961-1966). Em 1974, foi um dos poucos eleitos pela ARENA.

Sempre a favor da democracia, Teotônio Vilela divulgou o “Projeto Brasil”, documento em que reivindicava do governo uma série de ações para restabelecer a democracia e as liberdades individuais. As medidas incluíam: restauração do pluripartidarismo, do habeas corpus para crimes políticos e da liberdade de organização sindical; eleição direta para Presidente da República e Governadores, suspensão dos senadores biônicos, fim da censura à imprensa; e uma política energética baseada em combustível vegetal como alternativa ao petróleo.

Em 1979, já filiado ao MDB, assumiu a relatoria do projeto que se tornou sua mais importante bandeira de luta, a anistia. No exercício do mandato de senador, em maio de 1982, comunicou às principais lideranças do PMDB que não disputaria a reeleição, pois lutava contra um câncer no pulmão e no cérebro.

Com a morte publicamente anunciada, Teotônio Vilela teve seu nome marcado na história política do país.

Trabalho que marcou e continua fazendo história

Querido pela população, com liberdade para fazer política sem limites de temas e fronteiras,Teotônio fez história e marcou. Mesmo na luta contra câncer onde precisou encerrar sua carreira parlamentar em 1982, reforçou que o trabalho continuava:

“Estou saindo desta Casa esta semana, isto não é despedida, mesmo porque não é do meu hábito despedir de nada. A vida política continua comigo, continuarei lutando lá fora, só não terei o privilégio de usar esta ou aquela tribuna. Quanto ao mais, prosseguirei na minha vida de velho menestrel, cantando aqui, cantando ali, cantando acolá, as minhas pequeninas toadas políticas.” (Diário do Congresso Nacional, Brasília, DF, 2.12.1982).

Em 27 de novembro de 1983, Teotônio Vilela faleceu com câncer generalizado e seu nome até hoje vive no cenário político como um guerreiro da paz.

E nada mais justo do que termos um grande nome para continuar fazendo história. Somos o Instituto Teotônio Vilela.

O seu nome foi escolhido para representar o Instituto ligado ao PSDB, que realiza um trabalho dentro do que pregava e lutava Teotônio. Uma política justa, democrática e social.

Menestrel das Alagoas
Milton Nascimento e Fernando Brant

Quem é esse viajante
Quem é esse menestrel
Que espalha a esperança
E transforma sal em mel?

Quem é esse saltimbanco
Falando em rebelião
Como quem fala de amores
Para a moça no portão?

Quem é esse que conhece
Alagoas e Gerais
E fala a língua do povo
Como ninguém fala mais?
Quem é esse?
De quem essa ira santa
Essa saúde civil
Que tocando na ferida
Redescobre o Brasil?

Quem é esse peregrino
Que caminha sem parar
Quem é esse meu poeta
Que ninguém pode calar?

Quem é esse?

Instituto Teotônio Vilela: SGAS 607 Bloco B Módulo 47 - Ed. Metrópolis - Sl 225 - Brasília - DF - CEP: 70200-670