
Trens fantasmas
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O governo parece que vai mesmo insistir na sandice do trem-bala, torrando muito dinheiro p煤blico e rasgando todos os princ脙颅pios que devem nortear a boa administra莽茫o. Construir as ferrovias que o pa铆s de fato precisa, contudo, a gest茫o petista n茫o consegue. Mesmo com todas as indica莽玫es contr谩rias, o leil茫o do trem-bala est谩 mantido, com entrega das propostas prevista para a pr贸xima quarta-feira, dia 14. Como a obra s贸 para de p茅 脙聽 base de muito dinheiro do contribuinte, BNDES e Correios anunciaram ontem a inten莽茫o de se associarem aos cons贸rcios em disputa. Incluindo fundos de pens茫o, a participa莽茫o p煤blica pode chegar a 80% do neg贸cio, considerando aportes, subs脙颅dios e financiamentos camaradas. Ningu茅m, nesta altura do campeonato, 茅 capaz de dizer quanto o trem-bala vai custar. As estimativas come莽aram, l谩 em 2007, na casa dos R$ 19 bilh玫es. Hoje n茫o h谩 quem aposte que a obra saia por menos de R$ 50 bilh玫es e at茅 o governo federal admite que os custos j谩 pelo menos dobraram desde o projeto original. 脡 a mais cara obra de infraestrutura j谩 feita no pa铆s. Tanto dinheiro seria suficiente para praticamente zerar os problemas de mobilidade urbana nos grandes centros brasileiros, como mostrou o Ipea em 2010. Alternativamente, seria capaz de bancar 10 mil km de ferrovias e tornar o Brasil uma verdadeira pot锚ncia agr脙颅cola e exportadora, dando m谩xima competitividade 脙聽s safras colhidas no interior, que poderiam passar a dispor de farto transporte por trilhos at茅 nossos portos. Mas a op莽茫o dos petistas 茅 outra: apostar numa obra que, at茅 agora, n茫o se mostrou realmente necess谩ria, competitiva ou sustent谩vel. O modelo de neg贸cio 茅 mirabolante e as regras mudam a toda hora. Estima-se que a passagem do trem-bala chegue a custar R$ 650, mais que o dobro da previs茫o oficial, segundo O Globo, e bem mais que os bilhetes de 么nibus e avi玫es que a ferrovia, supostamente, pode vir a substituir. Esta ser谩 a quarta tentativa do governo de leiloar a obra: por duas vezes, o certame foi adiado e na terceira ningu茅m apareceu para dar lances. “脡 um projeto mal feito. At茅 hoje n茫o h谩 trajeto definido, nem projeto executivo de engenharia”, resume Paulo Fleury, professor da UFRJ e um dos maiores especialistas do pa铆s em log铆颅stica e transportes. “Para come莽ar, vai haver dinheiro p煤blico, muito subs脙颅dio, empr茅stimo a juro de pai para filho, prazos de av么 para neto, car锚ncias e garantias. Para continuar, n茫o se sabe quanto vai custar o trem (ainda n茫o h谩 projeto)”, comenta Vinicius Torres Freire na edi莽茫o de hoje da Folha de S.Paulo. Enquanto afunda no projeto do trem-bala, o governo descuida das demais ferrovias em constru莽茫o no pa铆s e enfrenta s茅rias dificuldades para levar adiante seu programa de concess玫es para o setor. At茅 hoje, Dilma Rousseff n茫o inaugurou um metro sequer de trilhos e seu governo corre risco de passar batido nesta seara. O exemplo mais gritante da inc煤ria petista com nossas ferrovias 茅 o que acontece com a Oeste-Leste (Fiol), que, com 1.022 km, ligar谩 o Centro-Oeste a Ilh茅us, no litoral da Bahia. Pelo cronograma inicial, o empreendimento deveria ter sido inaugurado no 煤ltimo dia 31, mas a realidade difere muito da propaganda oficial: at茅 hoje 茅 uma obra fantasma. “Depois de ter suas obras contratadas h谩 mais de tr锚s anos, a Fiol ainda est谩 distante do dia em que os trens finalmente poder茫o rodar em seu tra莽ado. At茅 hoje, nenhum metro de trilho foi instalado”, mostrou o Valor Econ么mico em alentada reportagem publicada na semana passada. A Fiol tem o dobro do tra莽ado do trem-bala e dever谩 custar menos de um d茅cimo. Igualmente problem谩tica 茅 a constru莽茫o da ferrovia Norte-Sul. Trechos inteiros est茫o tendo de ser refeitos, por problemas de concep莽茫o e projeto e uma execu莽茫o para l谩 de catastr贸fica por parte da Valec – que o PT quer enfiar nos cons贸rcios privados das pr贸ximas concess玫es. Com isso, o pa铆s vai desperdi莽ando muito dinheiro e perdendo muitas oportunidades. A falta de transporte sobre trilhos em dire莽茫o aos portos da regi茫o Norte, por exemplo, vai impedir que produtos brasileiros se aproveitem, num primeiro momento, da amplia莽茫o do canal do Panam谩, obra que vai revolucionar a log铆颅stica mundial. A liga莽茫o entre A莽ail芒ndia, no Maranh茫o, e Barcarena, no Par谩, n茫o sai do papel. O governo Dilma bolou um plano ambicioso de log铆颅stica, que prev锚 investimentos de R$ 133 bilh玫es em at茅 30 anos, dos quais R$ 80 bilh玫es no primeiro quinqu锚nio. Mas da inten莽茫o aos fatos vai longu脙颅ssima dist芒ncia e a dificuldade dos petistas em definir regras equilibradas e transparentes para as concess玫es est谩 embarreirando o interesse dos investidores privados. Um pa铆s com dimens玫es continentais como o Brasil n茫o pode prescindir da alternativa barata e competitiva das ferrovias. H谩 dinheiro e apetite para investir nos trilhos, mas faltam equil脙颅brio e clareza de regras. Ao insistir no trem-bala e deixar de lado os tra莽ados de que o pa铆s realmente necessita, o governo da presidente Dilma Rousseff d谩 mostra de que prefere embarcar numa viagem de puro terror.