Nunca Antes na Hist贸ria se Demitiu Tanto

Publicado em:

A economia brasileira se transformou numa m谩quina de destruir empregos. Precisa, urgentemente, voltar a ser geradora, para o bem de quem trabalha e produz

Saiu na semana passada o retrato definitivo do emprego formal no pa铆s no 煤ltimo ano completo de governo petista. Os resultados da Rais (Rela莽茫o Anual de Informa莽玫es Sociais) confirmam a deteriora莽茫o in茅dita que o modelo econ么mico petista promoveu no mercado de trabalho brasileiro. 脡 mais um “nunca antes na hist贸ria” para a cole莽茫o dos companheiros.

 

Segundo a mais recente edi莽茫o da聽Rais, o n煤mero de postos de trabalho com carteira assinada no pa铆s caiu 3% no ano passado. Isso significa que exatos 1.510.703 empregos foram pulverizados pela crise-monstro patrocinada pelos petistas –聽estes mesmos que hoje pedem voto pelo Brasil afora como se n茫o tivessem nadinha a ver com a recess茫o que os governos Lula e Dilma semearam e adubaram…

Foi o聽pior resultado聽nos 24 anos desde que a Rais 茅 realizada –聽a divulga莽茫o 茅 anual e o levantamento, mais abrangente que o Caged, que n茫o abarca todas as categorias de servidores do setor p煤blico. Desde 1985, o pa铆s s贸 havia visto o mercado de empregos encolher em outras tr锚s ocasi玫es, todas no governo de Fernando Collor (1990, 1991 e 1992). S茫o Dilma Rousseff e o PT fazendo hist贸ria.

H谩 hoje menos empregos formais no Brasil do que havia em 2013. Com a tend锚ncia que vem sendo observada pelo Caged ao longo deste ano –聽j谩 s茫o mais 623 mil empregos cortados at茅 julho –聽茅 poss铆vel que retrocedamos ao patamar do in铆cio da d茅cada.

Em 2015, todas as categorias profissionais minguaram: empregos na constru莽茫o civil encolheram 14% e a ind煤stria perdeu 604 mil empregos. A 煤nica exce莽茫o foi a agricultura. Os rendimentos tamb茅m ca铆ram: em m茅dia, 2,5% no ano.

Quem mais sofre as consequ锚ncias do desemprego s茫o os jovens: 44% dos empregos eliminados em 2015 eram de pessoas com idade entre 18 e 24 anos. Quatro em cinco postos cortados no ano passado s茫o da faixa et谩ria at茅 29 anos. O mercado s贸 foi positivo para quem tem 50 anos ou mais.

As estat铆sticas consolidadas sobre o mercado de trabalho chegam num momento em que o pa铆s come莽a a discutir mudan莽as nas regras trabalhistas. Est谩 fora de quest茫o alterar arcabou莽os legais consolidados, principalmente no que se referem a direitos dos trabalhadores que a sociedade brasileira incorporou, valorizou e pratica h谩 d茅cadas.

No entanto, 茅 imprescind铆vel que o mercado de trabalho se adeque a novas condi莽玫es que se alteraram intensamente em todo o mundo nos 煤ltimos tempos. H谩 amarras que n茫o fazem mais sentido, porque passaram a significar n茫o mais garantias, mas sim travas 脿 obten莽茫o de melhores oportunidades de trabalho pelas pessoas. Tal como est谩, a economia brasileira se transformou numa m谩quina de destruir empregos. Precisa, urgentemente, voltar a ser geradora, para o bem de quem trabalha e produz.

Ponto de vista

脷ltimas postagens

Instituto Teot么nio Vilela: SGAS 607 Bloco B M贸dulo 47 - Ed. Metr贸polis - Sl 225 - Bras铆lia - DF - CEP: 70200-670