PSDB administra 16 das melhores cidades brasileiras para empreendedorismo

Publicado em:

O Ãndice das Cidades Empreendedoras (ICE) é um dos mais tradicionais mapeamentos do ambiente de negócios no país.  Divulgado em janeiro deste ano, o estudo apontou as 100 melhores cidades do Brasil para se empreender. Entre elas, 16 são atualmente administradas pelo PSDB e outras 12 foram comandadas pelo partido até o final de 2020.

Prefeito de São Paulo, Bruno Covas

Maior metrópole da América do Sul, São Paulo é a melhor cidade do Brasil para a abertura de negócios, segundo o ICE. Administrada pelo prefeito Bruno Covas, a capital paulista tem, além de infraestrutura, vocação para a inovação e uma cultura plural, com mercado consumidor bastante diversificado.

Raquel Lyra, prefeita de Caruaru

No estado de São Paulo também estão na lista São José do Campos, São Bernardo do Campo, Jundiaí, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, Praia Grande e Carapicuíba. Entre os municípios com melhor ICE, PSDB administra ainda as gaúchas Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas; as capitais Palmas, Porto Velho e Natal; além de Caruaru, em Pernambuco.

Prefeita Paula Mascarenhas, de Pelotas

O ICE é organizado pela Endeavor, uma rede de empreendedores dedicada ao fomento do tema. Em 2021, foram analisados 60 indicadores municipais, divididos em sete pilares considerados essenciais um negócio: ambiente regulatório, qualidade da infraestrutura local, disponibilidade de crédito para expansão, tamanho do mercado consumidor, nível de formação da mão de obra local, diversidade da estrutura de inovação e cultura empreendedora.

Influências

Prefeito Hildon Chaves, de Porto Velho

Além dessas 16 cidades, outras 12 incluídas no índice tiveram gestões tucanas até dezembro de 2020: Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Vila Velha, Taubaté, Ponta Grossa, Teresina, Juiz de Fora, Manaus, Belém e Ananindeua.

Saiba mais

Ponto de vista

Instituto Teotônio Vilela: SGAS 607 Bloco B Módulo 47 - Ed. Metrópolis - Sl 225 - Brasília - DF - CEP: 70200-670