Prévias 2021: tire suas dúvidas!

Publicado em:

Tire suas dúvidas sobre as prévias que vão escolher o candidato do PSDB à Presidência da República

1) Como será a votação?
Haverá votação presencial exclusivamente para os Prefeitos e Vice-Prefeitos; Deputados Estaduais e Distritais; Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais – Grupos I, II e III – com exceção dos vereadores.

Eles participarão de evento em Brasília e poderão votar diretamente nas urnas eletrônicas fornecidas e auditadas pela Justiça Eleitoral.

Fora de Brasília, poderão votar normalmente pelo aplicativo PSDB Prévias.

Os filiados e vereadores votarão, exclusivamente, pelo aplicativo PSDB Prévias, ainda que estejam participando do evento em Brasília.

Atenção!!
Somente estará autorizado a votar, presencialmente ou online, o filiado de qualquer grupo que realizar o cadastro no aplicativo até o dia 14 de novembro. A ferramenta estará disponível na GooglePlay e na AppStore

Saiba como se cadastrar!

Clique aqui e acesse a CENTRAL DE AJUDA das Prévias

2) Quem pode votar?
Todos aqueles que tenham se filiado ao PSDB até 31 de maio de 2021, conforme a resolução 005/2021 da Presidência CEN-PSDB.

3) Como é composto o Colégio Eleitoral?
Serão 4 grupos de votantes, todos com peso unitário de 25% do total de votos válidos. Os grupos terão a seguinte composição:
Grupo I: Filiados
Grupo II: Prefeitos e Vice-Prefeitos
Grupo III: Vereadores, Deputados Estaduais e Distritais – neste grupo, deputados representam 50% do peso total do grupo e vereadores, os outros 50%.
Grupo IV: Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais.

4) Como é calculado o peso dos votos?
Nos grupos I, II e IV, os votos de cada candidato são divididos pelo número total de eleitores do Grupo e o resultado é multiplicado por 0,25.

No grupo III, os votos de cada candidato são divididos pelo número total de eleitores de cada Subgrupo. Este resultado é multiplicado por 0,125 e, ao final, é feita a soma do resultado de cada Subgrupo.

5) Como é calculado o placar final para cada candidato?
Pela soma dos resultados obtidos por ele em cada grupo.
O candidato que alcançar maioria absoluta dos votos válidos, considerada esta soma (resultado do Grupo I + resultado do Grupo II + resultado do Grupo III + resultado do Grupo IV), será o vencedor das prévias.

6) Teremos segundo turno?
Sim, se nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno. Participarão do segundo turno os dois candidatos mais votados no primeiro.

7) Teremos debates entre os candidatos?
Sim! Teremos 3 debates presenciais, promovidos por grandes veículos de comunicação.

8) Quais as datas mais importantes do calendário das prévias?
20 de setembro: apresentação do pedido de inscrição dos pré-candidatos
14 de outubro a 14 de novembro: período para o filiado eleitor realizar o cadastramento no sistema eleitoral eletrônico oferecido pelo PSDB e se habilitar para votar
18 de outubro: início dos debates
21 de novembro: realização das prévias
28 de novembro: realização de segundo turno se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos válidos.

Ainda tem dúvidas?
Você pode conferir a Resolução CEN 046/2021 que regulamenta as prévias.

 

Ponto de vista

Últimas postagens

Instituto Teotônio Vilela: SGAS 607 Bloco B Módulo 47 - Ed. Metrópolis - Sl 225 - Brasília - DF - CEP: 70200-670