Manifesto Federação PSDB-Cidadania

Publicado em:

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Cidadania se unem em federação partidária com o claro e primordial objetivo de oferecer aos brasileiros uma alternativa de pleno desenvolvimento social e econômico, com respeito absoluto à democracia. Uma alternativa inovadora, que se coloca como contraponto ao risco representado pela polarização Lula-Bolsonaro.

Temos a convicção de que nossos quadros, em aliança com as demais forças democráticas, estão entre os mais preparados para enfrentar os desafios e superar a grave crise que vivemos – gestada nos governos do PT e aprofundada pelo atual presidente. É urgente que o Brasil vire essa página; e para isso nos apresentamos. Queremos de volta a racionalidade política, a competência administrativa e o Estado a serviço unicamente da população.

A federação reúne tendências liberais na economia, voltadas para modernização das estruturas produtivas e integração do Brasil às cadeias globais de valor; para a responsabilidade social e combate às desigualdades; e com uma visão do meio ambiente e da sustentabilidade como peças centrais do desenvolvimento nacional, capazes de fazer do país a maior potência verde do mundo.

Uma formação política que aponta para o futuro da economia de baixo carbono e das energias renováveis, das novas tecnologias e novas relações de trabalho, das luzes contra os negacionismos e obscurantismos de toda sorte, da integração racial e do respeito a todos os credos, do resgate para a cidadania dos milhões de brasileiros historicamente marginalizados. Por isso, precisamos de uma verdadeira revolução na educação básica, como base para a construção de uma sociedade próspera, livre e solidária.

Um projeto que reconhece e abraça a diversidade de nossa gente e faz dela um ativo social, econômico e humano, em que todas e todos realizam seu potencial. Que garanta a capacidade de sonhar e a oportunidade de realizar, que devolva ao povo a esperança. Isso começa com comida na mesa, emprego e renda.

É uma força que olha, sim, para o futuro, mas também tem os pés bem firmes nas entregas que ambos os partidos já fizeram aos brasileiros. As lideranças que ajudaram a construir PSDB e Cidadania foram fundamentais para o processo de redemocratização do país e para a formulação da nossa Constituição Cidadã. Como partidos, fomos responsáveis pelas políticas que construíram o Brasil moderno e colocaram o país na direção do desenvolvimento, da estabilidade econômica e da justiça social. Um Brasil que não pode e não vai mais aceitar retrocessos políticos, sociais, econômicos e institucionais.

PSDB e Cidadania são parceiros na defesa, formulação e implantação de políticas que estão verdadeiramente mudando a vida das pessoas em várias cidades e nos estados. Governos e administrações que prezam pela eficiência, pela modernização da máquina pública e a sua colocação a favor daquilo que realmente interessa ao cidadão: educação de qualidade, emprego, enfrentamento firme dos problemas na área da saúde, investimentos em infraestrutura, segurança, combate à pobreza.

Estejamos todos à altura deste desafio, que envolve diálogo, desprendimento, trabalho e compaixão. Feito pelas pessoas e para as pessoas, sem dogmas, sem heróis ou salvadores da pátria. Nosso olhar e nossas ações estão inteiramente voltados para os brasileiros. É por eles que nos unimos em busca de um país melhor.

Bruno Araújo
Presidente Nacional do PSDB

Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania

Ponto de vista

Instituto Teotônio Vilela: SGAS 607 Bloco B Módulo 47 - Ed. Metrópolis - Sl 225 - Brasília - DF - CEP: 70200-670