Justiça Eleitoral coordena coalização de checagem contra fakenews

Publicado em:

O TSE tem uma página exclusiva para combater a desinformação e as fake news sobre o processo eleitoral. A iniciativa integra o Programa de Enfrentamento a Desinformação nas Eleições 2020, que mobiliza partidos políticos, entre eles, o PSDB, entidades públicas e privadas, além das agências de checagem mais respeitadas do país.

A página Fato ou Boato incentiva a circulação de conteúdos verídicos e educativos, além de notícias checadas sobre as eleições. É a plataforma do projeto Coalizão para Checagem – Eleições 2020, parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação.

A plataforma também dá acesso à série de vídeos Minuto da Checagem, com os passos para verificar conteúdos e se tornar um agente de combate à desinformação. Traz ainda dicas para identificação de notícias falsas: atenção à fonte da notícia, leitura completa e não apenas o título, atenção ao endereço eletrônico da reportagem, inteirar-se sobre o site onde as informações estão hospedadas, atenção aos erros de ortografia e gramática, autoria e data do texto.

Conheça a página Fato ou Boato em https://www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato/# 

(*) Com informações do site do TSE

Ponto de vista

Instituto Teotônio Vilela: SGAS 607 Bloco B Módulo 47 - Ed. Metrópolis - Sl 225 - Brasília - DF - CEP: 70200-670