Firmino Filho, o prefeito amigo da criança, fará falta ao Brasil

Publicado em:

O PSDB de todo o Brasil lamenta a morte do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, ocorrinda na tarde desta terça-feira (06/04). Sua história ficará marcada como a de um gestor solidário e justo, que tudo fez para melhorar a vida dos cidadãos.

“Uma notícia que deixa todos em estado de choque. Brilhante administrador, prefeito por quatro vezes de Teresina pelo PSDB, Firmino Filho era um dos mais preparados quadros da política brasileira. Era também leal e companheiro. Perde muito o Piauí, perde muito o Brasil. Que a família tenha muita força neste momento de dor”, afirmou em nota o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.

“A bancada do PSDB recebe com extremo pesar a notícia do falecimento do amigo e ex-prefeito Firmino Filho. Competente gestor e um dos mais qualificados quadros da política brasileira, compartilhamos uma convivência pessoal quando fui secretário-geral do PSDB e ele, prefeito de Teresina. Neste período, pude conhecê-lo com mais profundidade e estabelecer uma amizade verdadeira”, escreveu o líder do PSDB na Câmara, deputado Rodrigo de Castro (leia íntegra da nota).

“Lamento profundamente a morte do querido amigo Firmino. Excepcional administrador, excelente pessoa. O Piauí perde, mas o Brasil também perde muito. Quero me solidarizar com sua família e amigos”, reforçou o líder no Senado, Izalci Lucas.

Em suas redes sociais, o governador João Doria também expressou solidariedade à família.

Dedicação às políticas sociais
Firmino da Silveira Soares Filho tinha 57 anos, era economista e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi por quatro vezes prefeito de Teresina – em 1996, com 33 anos, reeleito em 2000 e voltou a vencer a disputa municipal em 2012 e reeleito novamente em 2016. Também foi deputado estadual e vereador da capital piauiense.

De inegável dedicação às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social, Firmino Filho foi sucessivas vezes eleito “Prefeito Amigo da Criança”, premiação concedida pela Fundação Abrinq.

Criou a Secretaria Municipal de Políticas Sociais Integradas que trabalhou ações de defesa de direitos, garantindo a transversalidade e identificando situações de vulnerabilidades nos territórios da cidade.

Em sua gestão, Teresina ocupou os primeiros lugares no ranking da educação brasileira – em 2020, foi campeã do IDEB pela segunda vez consecutiva. De 2017 a 2020 foram construídos 20 Centros Municipais de Educação Infantil e quatro escolas de Ensino Fundamental. Além disso, mais de 55 unidades passaram por reformas e ampliações.

 

Entre outras políticas sociais, Firmino também criou o Centro Especializado de Atenção à Saúde do Idoso e implantou o serviço de transporte ‘Cegonha Teresinense’, que assegura o deslocamento da gestante e do recém-nascido para a assistência obstétrica e neonatal pré-hospitalar e intra-hospitalar.

Além disso, de 2017 a 2020, a cobertura no tratamento de esgoto evoluiu de 19% para 35,56%, de acordo com relatório homologado pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete).

Firmino deixa a esposa, deputada Lucy Soares e três filhos, a quem nosso partido em todo o Brasil abraça fraternalmente neste momento difícil.

 

Os comentários estão desativados.

Cadastre-se e receba as novidades do ITV

Instituto Teotônio Vilela: SGAS 607 Bloco B Módulo 47 - Ed. Metrópolis - Sl 225 - Brasília - DF - CEP: 70200-670