Executiva Nacional define regras das prévias presidenciais do PSDB

Publicado em:

A Executiva Nacional do PSDB definiu as regras para as prévias que vão escolher o candidato do partido à Presidência da República: o colégio eleitoral será formado por quatro grupos de votantes, com peso unitário de 25% do total de votos. A resolução segue a proposta apresentada pela Comissão das Prévias e foi confirmada em reunião nesta terça-feira (15/06), com a participação dos pré-candidatos.

Conheça a íntegra das regras

“Agora é unidade. É preparar as prévias, fazer um processo transparente, com qualidade e inovação. Esse é um dos momentos mais intensos da história do PSDB, uma grande demonstração de democracia internaâ€, afirmou o presidente nacional Bruno Araújo.

Os grupos serão integrados pelos seguintes membros: filiados (grupo 1); prefeitos e vice-prefeitos (grupo 2); vereadores, deputados estaduais e distritais (grupo 3); e governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional, deputados federais e senadores.

A formação dos grupos mantém a representação da diversidade dos filiados em todo o país, reforçando a conexão direta entre o candidato e o eleitorado, e das visões municipais, estaduais e federativa.

“Nosso objetivo é unificar o partido no processo de prévias e permitir que os pré-candidatos, em condições igualitárias de disputa, saiam em busca da nossa militânciaâ€, afirmou José Aníbal, ex-presidente nacional do PSDB e coordenador da Comissão das Prévias.

De acordo com o calendário das prévias, já aprovado em reunião anterior, os candidatos farão suas inscrições em 20/09, com início dos debates em 18/10. As prévias serão realizadas no dia 21/11 e um eventual segundo turno, em 28/11.

Ponto de vista

Instituto Teotônio Vilela: SGAS 607 Bloco B Módulo 47 - Ed. Metrópolis - Sl 225 - Brasília - DF - CEP: 70200-670