Em parceria com o ITV, Diversidade Tucana oferece formação política para fortalecer candidaturas LGBT+

Publicado em:

Estamos na Semana da Visibilidade Trans, marcada pelo dia 29 de janeiro. A data simbólica foi estabelecida em 2004 no Brasil para combater a violência e opressão contra as pessoas travestis e transexuais. Diariamente, lutam pelo respeito à identidade gênero, orientação sexual, acesso às políticas de saúde pública e ao mercado de trabalho, entre outros direitos básicos.

Somente meados de 2018, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a transexualidade do capítulo referente aos transtornos mentais e comportamentais da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). A transsexualidade passou a integrar a categoria de condições relacionadas à saúde sexual.

E para celebrar a Visibilidade Trans, a Executiva do Secretariado Nacional da Diversidade Tucana preparou duas agendas estratégicas que vão discutir o impulsionamento de candidaturas de pessoas LGBT+, especialmente de pessoas trans. O objetivo é motivar e qualificar as pessoas para que os espaços de decisão sejam ocupados também pelo segmento. A democracia, confirma o Secretariado, se faz com pluralidade, com diversidade, e não há como ser exercida plenamente se houver exclusão de pessoas.

A Executiva está preparando um projeto, em parceria com o Instituto Teotônio Vilela (ITV), para oferecer formação efetiva que prepare as pessoas para planejar suas campanhas, definir suas plataformas eleitorais, traçar estratégias, construir discursos substanciais e compreender o exercício dos mandatos. O PSDB será o primeiro partido a lançar um curso específico para pessoas LGBT+ com a profissionalismo e seriedade que o país precisa.

Agendas:
27/01/2022 – Reunião da Executiva Nacional do Diversidade Tucana com Mari Valentim, ativista LiberTrans, conselheira do Movimento Livres e vice-diretora executiva do Lola Brasil. Realizado pelo Google Meet, o encontro será transmitido pelo Instagram do presidente nacional da Diversidade, Edgar de Souza (@edgarlins)
29/01/2022 – Encontro Nacional de Presidentes Estaduais pelo google meet. Pauta: fortalecimento das candidaturas LGBT+ para as eleições de 2022.

Ponto de vista

Instituto Teotônio Vilela: SGAS 607 Bloco B Módulo 47 - Ed. Metrópolis - Sl 225 - Brasília - DF - CEP: 70200-670