
Câmara aprova reforma da Previdência em segundo turno; proposta segue para o Senado
Publicado em:
A Câmara aprovou, em segundo turno, o texto-base da reforma da Previdência (PEC 6/19). Foram 370 votos favoráveis e 124 contrários. O texto aprovado é o parecer do deputado tucano Samuel Moreira (SP). O PSDB fechou questão pela reforma, garantindo 29 votos a favor da proposta elaborada pelo relator.
“O paÃs precisa de reformas. Inclusive, temos outras pautas para reformar o Brasil. Essa é uma agenda de Estado, não é uma agenda de governo ou de oposição. É uma agenda que unifica o paÃs”, afirmou Moreira. Pesquisa CNI/Ibope apontou que 60% dos brasileiros acreditam que a reforma da Previdência é necessária.
Os deputados precisam votar ainda os destaques apresentados ao texto, o que acontece nesta quarta-feira (08/08).
Novas regras
Na regra geral, o texto aprovado estabelece idade mÃnima para aposentadoria de 65 anos para homens e 62 para mulheres, com tempo mÃnimo de 15 anos de contribuição.
Previstos na proposta original do governo, dois dispositivos foram retirados pelo relator: a implantação de um sistema de capitalização (poupança individual) e mudanças na aposentadoria de pequenos produtores e trabalhadores rurais.
Moreira também optou por manter na Constituição a idade mÃnima para aposentadoria de servidores da União: 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Na nova regra geral para funcionários públicos e trabalhadores da iniciativa privada que se tornarem segurados após a reforma, fica garantida na Constituição somente a idade mÃnima. O tempo de contribuição exigido e outras condições serão fixados definitivamente em lei. Até lá, vale uma regra transitória.
Os estados ficaram de fora da proposta, devendo apenas adotar fundos complementares para seus servidores dentro do prazo de dois anos da futura emenda, além de poderem cobrar alÃquotas progressivas, nos moldes da instituÃda para os servidores federais.
A reforma da Previdência foi aprovada em primeiro turno pelos deputados em 10 de julho, com 379 votos favoráveis e 131 contrários. Após a aprovação dos destaques pelo plenário da Câmara, o texto segue para o Senado, onde o relator será o também tucano Tasso Jereissati (CE).
Ponto de vista
Últimas postagens
Artigos


“A democracia representativa não será demolida”, por José Serra
Leia mais >
“O papel do PSDB é servir ao paÃs”, por Bruno Araújo
Leia mais >
“A Geleia Geral brasileira e o longo caminho pela frente”, por Marcus Pestana
Leia mais >
“A repetição de erros pelo PT”, por Marcus Pestana
Leia mais >