Veja as palestras do seminário do ITV sobre a Região Metropolitana de São Paulo

Publicado em:

O seminário Região Metropolitana de São Paulo: entre conquistas e novos desafios, promovido em junho pelo Instituto Teotônio Vilela no município de Barueri (SP), reuniu urbanistas, gestores públicos e políticos em um amplo e qualificado debate sobre a Grande São Paulo e as soluções possíveis para os problemas prioritários. Veja como foram as palestras dos especialistas que integraram a mesa do evento.

Luiz Paulo Vellozo Lucas, secretário nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades e ex-prefeito da Vitória, tratou do processo de urbanização das cidades brasileiras e ressaltou a importância das governanças compartilhadas.

Regina Meyer, urbanista e professora titular da FAU-USP, defendeu a ideia de cidadania metropolitana. Para ela, a população vive hoje em espaços metropolitanos, e não mais em municípios, o que submete a elaboração de políticas públicas à essa nova realidade.

Rovena Negreiros, diretora-adjunta de Análise e Disseminação de Informação da Fundação Seade, fez um panorama demográfico socioeconômico da Grande São Paulo, que concentra 53,8% do PIB do estado e tem 56% de seus habitantes.

Fernando Chucre, secretário municipal de Habitação de São Paulo e ex-presidente da Emplasa, apresentou dados sobre a implementação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). O trabalho teve foco em seis eixos: transporte, saneamento, habitação, uso do solo, meio ambiente e recursos hídricos.

Gustavo Palhares, sócio-diretor da Houer Consultoria e concessões e ex-diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, abordou as PPPs (Parcerias Público-Privado) como essenciais para o crescimento das áreas metropolitanas.

Ponto de vista

Instituto Teotônio Vilela: SGAS 607 Bloco B Módulo 47 - Ed. Metrópolis - Sl 225 - Brasília - DF - CEP: 70200-670