ITV realiza seminário sobre a situação fiscal dos municípios em parceria com FGV

Publicado em:

Cerca de 100 pessoas, entre estudantes e professores universitários, especialistas em finanças públicas e gestores políticos participaram do seminário “Os municípios e seus desafios – crise fiscal, planejamento e investimento“, promovido com apoio do Instituto Teotônio Vilela no salão nobre da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, na sexta-feira (11/08). O evento integra uma série de iniciativas do ITV com universidades para promoção de debates voltados à gestão pública e à formulação de políticas públicas.

A importância do bom planejamento fiscal e de gestão, a transparência na tomada de decisões e o diálogo com a população – tanto para anunciar políticas públicas como para justificar a impossibilidade de colocar projetos em prática, por restrições financeiras – são alguns dos principais pontos levantados pelos palestrantes e debatedores. Também foram apontados como questões preocupantes os custos com folha salarial, gastos previdenciários e limitações das capacidades tributárias dos municípios.

Moderado pelo economista Nelson Marconi, professor de finanças públicas do curso de Administração Pública, o evento contou com a participação de Raquel Lyra, prefeita de Caruaru (PE), e Eduardo Leite, ex-prefeito de Pelotas (RS), ambos do PSDB; e do PSB estavam presentes Débora Almeida, prefeita de São Bento do Una (PE), e de Jonas Donizette, prefeito de Campinas (SP) e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Também participaram do debate o diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, Felipe Salto, e o presidente da regional São Paulo do ITV, Fabricio Cobra Arbex.

CLIQUE AQUI e saiba mais

Clique para conferir as apresentações:
FELIPE SALTO
JONAS DONIZETTE
RAQUEL LYRA
DÉBORA ALMEIDA

Leia e faça o download da SÚMULA do Seminário

Ponto de vista

Últimas postagens

Instituto Teotônio Vilela: SGAS 607 Bloco B Módulo 47 - Ed. Metrópolis - Sl 225 - Brasília - DF - CEP: 70200-670