ITV promove debate sobre desemprego em encontro no ABC Paulista

Publicado em:

O Instituto Teot么nio Vilela (ITV) e o PSDB-SP realizaram na manh茫 desta sexta-feira (29), em S茫o Bernardo do Campo, o Encontro Regional “Caminhos para o Sudeste – ABC Paulista”, que debateu os temas desemprego e desindustrializa莽茫o. O evento contou com palestras do economista e professor do Insper, Jo茫o Manoel Pinho de Mello, do especialista em contas p煤blicas e mestre em economia, Mansueto Almeida, e do presidente do ITV, Jos茅 An铆bal. Tamb茅m participaram o deputado estadual, Orlando Morando, o ex-prefeito de S茫o Bernardo do Campo, Maur铆cio Soares e o diretor do ITV, Cesar Gontijo.

Primeiro palestrante, o professor do Insper, Jo茫o Manoel Pinho de Mello, destacou que o Brasil vive 鈥榯empos sombrios鈥 por conta do descalabro nas contas p煤blicas. 鈥淥s 煤ltimos governos do PT fizeram com que a sociedade n茫o caiba mais dentro do Estado. N茫o h谩 mais como pagar a conta. Gastaram muito em 茅pocas de bonan莽a. Fizeram a farra鈥, afirmou.

Um dos motivos que nos levaram 脿 crise recessiva, segundo Jo茫o Manoel de Mello, foi o governo come莽ar a emprestar barato, com juros subsidiados, via BNDES, para fabricar as 鈥渃ampe茫s nacionais鈥, onde supostamente estariam os melhores empregos. 鈥淥 BNDES teve um aumento de nove vezes, em m茅dia, em seu balan莽o. Mesmo assim n茫o conseguimos destravar um programa de infraestrutura, que ajudaria muito o agroneg贸cio e a ind煤stria鈥, complementou.

De acordo com Mello, para sairmos do atual cen谩rio de 鈥榓gonia鈥, 茅 preciso desfazer a Nova Matriz Econ么mica, 鈥渜ue errou em quase tudo, retomar a confian莽a do investidor e reduzir o risco Brasil para voltar a atrair investimentos.鈥 Ainda segundo ele, o governo Dilma n茫o tem planejamento e age por impulso. 鈥淓m 2012, os economistas de esquerda acharam que j谩 茅ramos um pa铆s avan莽ado e abaixaram os juros na marra. O resultado 茅 este que vemos hoje鈥, finalizou.

Em seguida, o especialista em contas p煤blicas, Mansueto Almeida, tra莽ou um diagn贸stico da crise e apontou as causas que nos levaram ao atual quadro. 鈥淥 Mundo est谩 crescendo e o Brasil retraindo, 茅 anormal. Teremos queda de quase 4% do nosso PIB em 2015 e 2016. As causas da crise brasileira s茫o dom茅sticas. Decorrem de sucessivos erros de pol铆tica econ么mica desde 2008/2009鈥, afirmou.

D铆vida P煤blica
Mansueto alertou para os riscos do crescimento da d铆vida p煤blica do Brasil. 鈥淪omos um pa铆s que precisar谩 estancar rapidamente o crescimento da d铆vida, com um urgente ajuste fiscal. A d铆vida p煤blica do Brasil hoje 茅 de 67% do PIB. A m茅dia dos pa铆ses emergentes 茅 44%. N茫o d谩 para o Brasil continuar aumentando sua d铆vida. N茫o podemos ser t茫o endividados como outros pa铆ses, por exemplo, Jap茫o, Alemanha e EUA. Gastamos muito com juros. O Jap茫o gasta 0,9% do seu PIB com juros. O Brasil 8%. Pa铆ses desenvolvidos conseguem cr茅ditos com condi莽玫es melhores, juros menores. O Brasil n茫o consegue tomar cr茅ditos com juros baixos, tem um hist贸rico de calote. Por isso, a nossa d铆vida p煤blica em quase 70% do PIB 茅 um problema鈥.

Desindustrializa莽茫o
A desindustrializa莽茫o do Brasil 茅 um problema que j谩 vinha acontecendo antes de estourar a crise econ么mica, segundo Mansueto. 鈥淎ntes do estopim da crise, a ind煤stria brasileira j谩 estava perdendo competitividade. O governo n茫o fez o dever de casa. O Brasil se tornou um pa铆s muito caro.鈥

鈥淥 governo atacou pelo lado da demanda. Deu mais subs铆dios para as pessoas comprarem carros e eletrodom茅sticos, s贸 que aquilo que 茅 produzido aqui 茅 extremamente caro. 脡 preciso ter um setor de servi莽os muito forte e uma boa infraestrutura para tornar nosso produto competitivo鈥, complementou.

Heran莽a maldita
Mansueto acredita que podemos ser otimistas, apesar da 鈥榟eran莽a maldita鈥 que ser谩 deixada pelo atual governo. 鈥淓m rela莽茫o aos emergentes, apesar de sermos o pa铆s mais endividado, a R煤ssia ainda depende muito de petr贸leo e g谩s. A 脕frica do Sul tem uma taxa de desemprego de 25%. A 脥ndia est谩 crescendo, mas tem uma infraestrutura p茅ssima. N贸s temos uma economia bastante diversificada, 茅 poss铆vel voltarmos a crescer, mas precisamos de reformas. Esse governo n茫o conseguiu controlar o crescimento da despesa p煤blica; n茫o recuperou o super谩vit prim谩rio para 2% do PIB; n茫o melhorou ou simplificou o sistema tribut谩rio; n茫o aumentou o investimento em infraestrutura. Esse governo tornou o Brasil quase que disfuncional. Nosso PIB per capita em 2021 ser谩 menor do que em 2011. Isso se crescermos uma m茅dia de 2% ao ano a partir de 2019. 脡 uma d茅cada perdida.鈥

O especialista em contas p煤blicas afirma que a recupera莽茫o n茫o ser谩 r谩pida, mas 茅 poss铆vel superar a crise econ么mica e voltar a crescer: 鈥淥 Brasil precisa aumentar sua produtividade, recuperar os investimentos p煤blicos e privados em infraestrutura, retomar a competitividade nas exporta莽玫es, fazer reformas estruturais, como a tribut谩ria e previdenci谩ria, melhorar o ambiente de neg贸cios, investir em educa莽茫o de base, acabar com a excessiva interven莽茫o do governo na economia e com as regras de indexa莽茫o dos gastos. Precisamos de um setor p煤blico equilibrado, que n茫o gaste mais do que arrecada鈥.

Governo Dilma 茅 uma fraude
Em sua palestra, Jos茅 An铆bal afirmou que o Brasil j谩 cansou de regredir com os governos petistas e precisa 鈥榦lhar adiante鈥.

鈥淓sse governo 茅 uma fraude. Os petistas receberam uma heran莽a bendita e surfaram bem nela enquanto puderam. Em 2014, quando n茫o tinham mais como nos engabelar, partiram pro mais vergonhoso estelionato eleitoral. Hoje, vivemos uma grave crise. N茫o temos mais gest茫o p煤blica nenhuma. N茫o h谩 governo. O Brasil quer e precisa retomar o emprego, o crescimento, a autoestima. O desafio n茫o 茅 maior do que a nossa vontade de super谩-lo鈥, complementou.

Para o presidente do ITV, h谩 um 鈥榟orizonte de melhora鈥 com o impeachment da presidente Dilma Rousseff e o in铆cio de um novo governo de recupera莽茫o nacional. 鈥淥 PSDB dar谩 lastro ao novo governo que est谩 por vir com base em propostas. 脡 urgente recuperar a credibilidade, os investimentos e os empregos. Manter e aprofundar as investiga莽玫es em curso, em especial a Lava Jato. Fazer reformas estruturantes. O caminho come莽a por ter um governo organizado, n茫o esse desastre que ainda est谩 a铆鈥, finalizou Jos茅 An铆bal.

Ponto de vista

脷ltimas postagens

Instituto Teot么nio Vilela: SGAS 607 Bloco B M贸dulo 47 - Ed. Metr贸polis - Sl 225 - Bras铆lia - DF - CEP: 70200-670