ITV promove curso para pré-candidatos do PSDB em Santa Catarina

Publicado em:

Mais de 250 tucanos que vão disputar eleições a prefeito e a vereador pelo PSDB em Santa Catarina, além de filiados e apoiadores do partido, participaram do Curso para Pré-Candidatos do Instituto Teotônio Vilela (ITV) realizado neste sábado, (9/7), em São José, na Grande Florianópolis. O curso é dividido em quatro módulos: Social-Democracia; Legislação Eleitoral; Comunicação e Marketing na Campanha Municipal; e Redes Sociais.

O evento foi comandado pelo presidente nacional do ITV, senador José Aníbal, ao lado do presidente do ITV catarinense, senador Dalírio Beber, e do presidente do PSDB-SC, deputado estadual Marcos Vieira. Também participaram o senador Paulo Bauer, o deputado federal João Almeida, os deputados estaduais Leonel Pavan, Mario Marcondes, Serafim Venzon e Vicente Caropreso e o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes.

Na abertura do evento, José Aníbal afirmou que 2016 será uma eleição “de redes e de sapato, e não uma eleição de fartura”, e que o PSDB precisa “retomar sua narrativa original”. “Seis anos depois de fundado, o PSDB se torna governo, e é o primeiro partido a aplicar na prática seu programa de governo”, afirmou o presidente nacional do ITV. “Combater as injustiças sociais é a essência da social-democracia.”

Presidente do ITV-SC, Dalírio Beber disse que o PSDB catarinense “terá sua melhor eleição depois de 28 anos” e que a “mensagem dos fundadores do partido bate fundo em todos” os tucanos. Marcos Vieira apresentou um balanço do trabalho de organização do diretório estadual no último ano: foram 39 seminários e conversas com dirigentes municipais e regionais, que resultaram num aumento de 10 mil filiados em 12 meses. “Se fizermos o dever de casa em 2016, vamos crescer muito em 2018”, afirmou o presidente do PSDB-SC.

No primeiro módulo do curso, o professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e presidente do ITV-RJ, Igor Abdalla, fez um histórico da social-democracia e explicou aos participantes o papel do PSDB na construção da Constituição Federal de 1988. Ele lembrou que o Plano Real, ao conseguir estabilizar a economia brasileira e debelar a hiperinflação, foi o maior mecanismo de distribuição de renda do país.

Em seguida, o advogado Afonso Ribeiro, especialista em direito eleitoral e membro do Departamento Jurídico do PSDB, explicou as mudanças na legislação para a campanha deste ano. As regras mudaram em função da minirreforma eleitoral promovida pelo Congresso Nacional em 2015.

O jornalista e consultor do ITV e do PSDB André Lacerda passou uma série de orientações para os pré-candidatos a prefeito e a vereador se prepararem para a campanha eleitoral. Para ele, os candidatos precisam ter grande conhecimento da realidade de suas cidades e dos pontos fortes e fracos dos respectivos adversários. Um bom planejamento, disse Lacerda, faz a diferença para uma campanha ser bem-sucedida.

No quarto módulo, o cientista político Victor Diniz mostrou como o uso bem feito das redes sociais pode render votos aos candidatos. Ele demonstrou exemplos nas principais ferramentas existentes: Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp e Snapchat, além de site próprio da candidatura.

Ponto de vista

Últimas postagens

Instituto Teotônio Vilela: SGAS 607 Bloco B Módulo 47 - Ed. Metrópolis - Sl 225 - Brasília - DF - CEP: 70200-670