
Curso para Pré-Candidatos tem segunda rodada em Vitória
Publicado em:
O Instituto Teotônio Vilela e o PSDB-ES realizaram no dia 04/06, em Vitória, a segunda rodada do Curso para Pré-Candidatos – Eleições 2016. O evento foi comandado pelo presidente nacional do ITV, senador José AnÃbal, e contou também com a presença de lideranças como o vice-governador do EspÃrito Santo César Colnago, o senador Ricardo Ferraço, o deputado federal Max Filho, os deputados estaduais Sérgio Majeski e Marcos Mansur, além do ex-presidente do ITV e ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas e do presidente do ITV-ES, Nerleo Caus.
Dedicado aos membros do PSDB que desejam disputar, no pleito de outubro próximo, uma vaga a prefeito, vice-prefeito e vereador, o curso foi dividido em quatro módulos: Social-Democracia, Comunicação e Marketing PolÃtico na Campanha Municipal, Redes Sociais e Legislação Eleitoral.
Em Vitória, o módulo Social-Democracia foi ministrado pelo presidente do ITV. José AnÃbal destacou que, ao carregar no nome a palavra “social-democracia”, o PSDB se liga a uma história de quase um século e meio – o modelo surgiu na Europa, na segunda metade do século 19, como uma possibilidade de reformar o capitalismo, sem destruÃ-lo. No Brasil, as ideias social-democratas chegaram na transição para o regime democrático, no final da década de 70. “O PSDB nasceu nesse contexto. E com o PSDB, o plano Real e o governo FHC, a social democracia ganhou expressão no  Brasil”, disse AnÃbal.
“Nos governo do PSDB, a Petrobras multiplicou seu patrimônio em três vezes. E a Lei de Responsabilidade Fiscal colocou ordem na administração pública. Mas o projeto seguinte ao nosso, embora tenha recebido uma boa herança, conseguiu devastar o paÃs. Foi a administração da depredação”, afirmou o presidente do ITV. “Agora temos de olhar pra frente. O PSDB apresentou suas propostas prioritárias ao governo Temer. Elas incluem apoio à Lava-Jato e Reforma PolÃtica. Vamos trabalhar para isso”, concluiu.
Ministrado pelo jornalista e consultor do ITV e do PSDB André Lacerda, o módulo Comunicação e Marketing na Campanha Municipal abordou, entre outros pontos, o ambiente da polÃtica nos dias de hoje. Esse ambiente, considerado “inóspito”, aliado à s limitações de custos e formato da campanha, exigirá ainda mais dos candidatos conteúdo e veracidade nas mensagens aos eleitores. “Essa não será a eleição do blefe, do chavão. O eleitor vai exigir dos candidatos mais conhecimento da realidade”, pontuou o jornalista.
A dupla formada pelo jornalista e consultor do ITV e do PSDB Fabiano Lana e pelo cientista polÃtico Victor Diniz aborda o uso das redes sociais nas eleições. Partindo do princÃpio de que “rede social dá voto”, a dupla dá dicas de uso de todas as ferramentas – Facebook, Twitter, Instagran, Site, What’s App e Snapchat – pontuando o que é positivo e negativo na forma de usá-las.
No módulo Legislação Eleitoral, os advogados Afonso Ribeiro, Gustavo Kanffer e Luciano Ceotto,  especialistas em direito eleitoral e membros do Departamento JurÃdico do PSDB, esclareceram as novas regras da campanha deste ano, em função das mudanças promovidas pela mini-reforma eleitoral, ressaltando o cuidado redobrado com as inúmeras restrições que a lei impõe ao pleito de outubro.
Últimas postagens
Artigos


“A democracia representativa não será demolida”, por José Serra

“O papel do PSDB é servir ao paÃs”, por Bruno Araújo

“A Geleia Geral brasileira e o longo caminho pela frente”, por Marcus Pestana

“A repetição de erros pelo PT”, por Marcus Pestana
