
De bicicleta, pedalando a crise (Carta 1152)
Publicado em:
Carta de Formulação e Mobilização PolÃtica, 02 de junho de 2015, No. 1152
Dilma Rousseff pedalando nos arredores do Palácio da Alvorada é um ótimo retrato da crise econômica no paÃs. A presidente exercita-se alheia aos problemas, montada numa bicicleta que pouquÃssimos brasileiros podem comprar, fabricada – como acontece cada vez mais com produtos industrializados – fora do Brasil. As bicicletas da marca Specialized são o suprassumo para quem gosta de pedalar. Fabricadas nos EUA e revendidas no mundo todo, estão para o imaginário dos ciclistas assim como a Harley-Davidson está para os aficionados por motos. O Brasil dos dias atuais não tem condições de produzir tais maravilhas. Assim como a indústria em geral, a produção interna de bicicletas tomba. Até o ano passado havia caÃdo uns 30% na comparação com 2007. Em contrapartida, as importações crescem na mesma intensidade, de acordo com a Abraciclo. As boas bicicletas vêm de fora. O ciclismo é um microcosmo do que acontece com a indústria brasileira atual. Hoje cedo o IBGE divulgou o desempenho do setor industrial nacional no mês de abril. O resultado confirma o previsto: a partir de agora o paradeiro na economia será muito mais intenso. A indústria brasileira recuou pelo décimo-quarto mês consecutivo e só neste ano já encolheu 6,3%. Ninguém crê que pare por aÃ. Dizer que a indústria é o patinho feio da nossa economia já deixou de ser novidade. Além disso, a revoada também aumentou. Agora também o setor de serviços está em crise e só a agropecuária mantém-se em expansão. Isto do lado da oferta; do da demanda, cai tudo. Na verdade, hoje o Brasil dispõe de uma indústria nanica. O segmento de transformação, mais dinâmico e modernizador, corresponde atualmente a apenas 10% do PIB. Três anos atrás, a fatia retrocedera ao nÃvel do governo JK; equivalia então a 14,6%. Foi um deus nos acuda. Agora fomos mais fundo no túnel do tempo e voltamos à pré-história da industrialização brasileira. Produzir no paÃs é cada vez mais difÃcil, caro. Nos últimos anos, a polÃtica oficial optou por dar as costas ao mundo, em favor de supostos privilégios ao produto local. A consequência está se vendo: quase ninguém sobreviveu à estratégia suicida do PT. É preciso transpor esta emboscada. Basta olhar o que fazem os paÃses que ora vão bem no mundo. O que o Brasil precisa é integrar-se mais à s cadeias de produção articuladas pelos grandes conglomerados empresariais ao redor do mundo. Atrelar a produção local à s linhas globais e não isolá-la, artificial e mortalmente, do resto do planeta. O nome do jogo é polÃtica externa ativa e agressividade comercial, e não diplomacia companheira e polÃtica industrial capenga. Andando na sua bela bicicleta importada, Dilma Rousseff não nos leva a nenhum dos lugares aonde o paÃs precisa chegar.  (Foto: UOL)
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