“O dilema das redes e o futuro de todos n贸s”, por Marcus Pestana

Publicado em:

Ningu茅m ousa negar a centralidade das plataformas digitais e das redes sociais na vida contempor芒nea. Mas, cada vez mais se ascende a pol锚mica sobre a crescente capacidade de manipula莽茫o das gigantes da comunica莽茫o digital. Os efeitos positivos das redes sociais s茫o ineg谩veis. Mas a pol锚mica que ganha corpo 茅: a que custo? Quais s茫o os efeitos colaterais? As disfun莽玫es estariam superando os benef铆cios?

J谩 recomendei aqui dois filmes da NETFLIX, o document谩rio 鈥淧rivacidade hackeada鈥 sobre a manipula莽茫o de dados do Facebook na elei莽茫o de Trump em 2016, e o drama polon锚s 鈥淩ede do 脫dio鈥, sobre consequ锚ncias dram谩ticas da manipula莽茫o pol铆tica das plataformas. Agora em setembro foi lan莽ado o document谩rio de Jeff Orlowsky, 鈥淥 dilema das redes鈥, que vem despertando enorme pol锚mica. Para alguns, exagerado e sensacionalista. Para outros, um grave alerta sobre o futuro que estamos construindo.

O 鈥淒ilema das redes鈥 n茫o se at茅m 脿 perspectiva pol铆tica. Vai al茅m, denuncia dos aspectos psicossociais da influ锚ncia nas mudan莽as dos padr玫es de comportamento, principalmente nas novas gera莽玫es. A partir de depoimentos de ex-executivos do Facebook, Google, Twitter e da teatraliza莽茫o de uma fam铆lia impactada pela exacerba莽茫o do uso da internet, h谩 uma exposi莽茫o nua e crua das v铆sceras das redes sociais. Fora os exageros, 茅 assustador. Todos os pais deveriam assistir para interagir melhor com seus filhos sobre o tema.

O document谩rio revela como a l贸gica das redes 茅 nos capturar, nos tornar compulsivamente dependentes, viciados mesmo, a partir de uma associa莽茫o entre psicologia humana e tecnologia da informa莽茫o. Rolagem autom谩tica e sem fim, notifica莽玫es, curtidas, falsas recompensas, likes, s茫o mecanismos desenvolvidos para nos tornar 鈥減risioneiros das redes鈥, com graves repercuss玫es na sa煤de mental e no bem estar de todos n贸s. 鈥淎penas dois tipos de ind煤stria chamam clientes de usu谩rios: a de drogas ilegais e a de tecnologia da informa莽茫o鈥 茅 uma frase forte do filme. Penso nas mesas de bares e restaurantes com todos ligados em seus smartphones e ningu茅m conversando.

Outra afirma莽茫o contundente 茅: 鈥淪e voc锚 n茫o paga por algo, saiba que voc锚 茅 o produto鈥. As grandes redes faturam bilh玫es de d贸lares em publicidade e fazem isso pelos dados que t锚m. O produto certo para a pessoa certa. Senti isso pessoalmente. Foi s贸 fazer tr锚s compras por e-comerce numa mesma importadora de vinhos, para meu timeline do Facebook ficar coalhado de ofertas de outras importadoras. Tudo indica que 鈥渇ui vendido鈥. Isto aconteceu com produtos relacionados ao Flamengo, a im贸veis e at茅 artistas.

Mas h谩 consequ锚ncias mais graves: o aumento da depress茫o e dos suic铆dios infantis e juvenis, a explos茫o de fakenews que se propagam seis vezes mais que a verdade 鈥渜ue 茅 chata鈥, o tempo gasto que impede a rela莽茫o humana direta com a fam铆lia e amigos ou o deleite com a boa arte, o bullyng virtual opressivo, a alimenta莽茫o do discurso do 贸dio e de teorias da conspira莽茫o, o est铆mulo 脿 radicaliza莽茫o da polariza莽茫o pol铆tica, a deforma莽茫o do processo de forma莽茫o da autoestima e o nascimento de uma cultura rasa, superficial e agressiva.

Precisamos urgentemente conversar sobre isso. Ou teremos um mundo cada vez mais perigoso e desinteressante.

Os coment谩rios est茫o desativados.

Cadastre-se e receba as novidades do ITV

Instituto Teot么nio Vilela: SGAS 607 Bloco B M贸dulo 47 - Ed. Metr贸polis - Sl 225 - Bras铆lia - DF - CEP: 70200-670