
Investimentos e expectativas
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Afirmar que a maior prioridade p贸s-pandemia 茅 a gera莽茫o de empregos e a retomada do crescimento econ么mico 茅 “chover no molhado”. Afinal, as novas proje莽玫es do FMI apontam para uma retra莽茫o da economia brasileira de 9,1% em 2020.
Os motores que podem impulsionar s茫o o investimento e o consumo, privado e p煤blico, e o com茅rcio exterior. Mas quem comanda o crescimento s茫o os investimentos. Nas ultimas d茅cadas a taxa de investimento do pa铆s foi reconhecidamente baixa, chegando a 15,4% do PIB em 2019.
Dada a grave restri莽茫o fiscal que se imp玫e ao setor p煤blico as respostas n茫o vir茫o a partir de seus investimentos. A situa莽茫o fiscal 茅 dram谩tica. E as receitas est茫o caindo em fun莽茫o da crise e as despesas continuam crescendo em sua rigidez inercial. A resposta obrigatoriamente vir谩 dos investimentos privados e do crescimento das exporta莽玫es.
Mas n茫o bastam, para atrair investimentos privados, bons fundamentos macroecon么micos. J谩 foi dito que no plano fiscal n茫o estamos bem. Mas no segmento da pol铆tica monet谩ria temos a menor taxa b谩sica de juros da hist贸ria (2,25%) e infla莽茫o bem abaixo da meta. E do ponto de vista cambial temos reservas cambiais abundantes, saldo comercial positivo, apesar da queda do investimento direto estrangeiro e da relativa fuga de capitais do Brasil.
Mas h谩, al茅m dos dados objetivos, fatores subjetivos que se refletem na forma莽茫o das expectativas dos investidores. Precisamos gerar um ambiente de confian莽a. Garantir seguran莽a jur铆dica, estabilidade legal e regulat贸ria, diminuir o Custo Brasil, garantir infraestrutura adequada ao desenvolvimento, enraizar a cultura de respeito aos contratos, passar a ideia de que o Brasil tem rumo e estancar a instabilidade pol铆tica.
O atual ambiente institucional confuso n茫o nos ajudar谩 a sair da profunda recess茫o que se avizinha. O investidor gosta de tranquilidade e de regras claras e confi谩veis.
O jornal VALOR ECON脭MICO mostrou que das dez maiores PPPs do pa铆s, cinco ou fracassaram ou t锚m futuro incerto. Mas h谩 bons exemplos de parcerias que deram resultados nas 谩reas da infraestrutura, sa煤de, educa莽茫o e sistema penitenci谩rio. V谩rias concess玫es p煤blicas est茫o problematizadas, mas h谩 muitas que foram bem. O programa de privatiza莽玫es foi estancado devido 脿 crise, mas ser谩 retomado em algum momento futuro.
Entretanto, precisamos melhorar muito a imagem do Brasil e prosseguir nas reformas estruturais macro e microecon么micas. Temos que tratar melhor a quest茫o ambiental e dos direitos humanos que pesam na opini茫o p煤blica internacional. Gestores de fundos que administram 3,7 trilh玫es de d贸lares encaminharam documento 脿s embaixadas brasileiras em oito pa铆ses questionando a postura brasileira. Precisamos retomar as tradi莽玫es da pol铆tica externa brasileira e evitar polariza莽玫es danosas e alinhamentos autom谩ticos.
E avan莽ar em medidas como o Novo Marco do Saneamento aprovado, que poder谩 atrair 700 bilh玫es de reais em investimentos e tem metas arrojadas de assegurar 谩gua tratada a 99% da popula莽茫o e coleta de esgoto a 90% dos brasileiros at茅 2033.
Na mesma dire莽茫o, aprovar as reformas tribut谩ria e administrativa, licitar o 5G nas telecomunica莽玫es e manter o compromisso permanente com a responsabilidade fiscal e a estabilidade da economia.
脡 isto que todos esperam como horizonte para um novo Brasil p贸s-COVID-19.
(*)聽Economista, foi deputado federal pelo PSDB-MG
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