25 de NOV. de 2016
8h
Brasília, Distrito Federal, Brasil

Encontro Nacional de Prefeitos debate desafios da gestão municipal (íntegra das palestras)

O PSDB mostrou a sua força nas urnas e consagrou-se como o partido mais votado pelos brasileiros nas eleições municipais deste ano - foram 803 prefeitos eleitos. Passado o período de transição, no entanto, é hora de mostrar resultados. Com o intuito de debater os desafios que serão enfrentados por seus novos gestores, o PSDB e o Instituto Teotônio Vilela (ITV) promoveram, no dia 25/11, em Brasília, o Encontro Nacional de Prefeitos Eleitos.

Além do presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, e do presidente nacional do ITV, senador José Aníbal (SP), participaram do encontro o presidente de honra do PSDB, ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, governadores, senadores, deputados federais, ministros, presidentes dos diretórios estaduais e outras lideranças tucanas, que transmitiram aos novos prefeitos do partido sua mensagem de confiança e responsabilidade.

Mais de 600 pessoas participaram do evento, lotando o Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. “Essa é uma reunião para comemorar a grande vitória da onda azul nas eleições, mais de 800 prefeitos tucanos foram eleitos, mas, sobretudo, é um encontro de trabalho. Nossa missão é enfrentar e vencer essa crise e recuperar a esperança para os brasileiros”, afirmou José Aníbal.

No Encontro, os gestores municipais tucanos tiveram a oportunidade a participar de debates sobre os grandes temas que vão dominar os próximos quatro anos da administração. Os painéis foram formados por técnicos em cada área discutida e por lideranças que ajudaram na formulação das políticas públicas que o PSDB apresenta à sociedade. Entre os temas debatidos, a necessidade de reequilíbrio das contas públicas, as políticas de saúde, educação e assistência social, além sustentabilidade e o desenvolvimento de cidades criativas. (CLIQUE AQUI para baixar as palestras e cadernos do Encontro)

Assista à íntegra dos painéis e discursos do Encontro:

Abertura - Senador José Aníbal, presidente nacional do ITV


Painel "O reequilíbrio das contas públicas como prioridade zero - Os 100 primeiros dias de governo"
Palestras de Mauro Ricardo Costa (secretário da Fazenda do Paraná), Renata Vilhena (especialista em gestão pública e ex-secretária da Planejamento de Minas Gerais) e Paulo Tafner (economista especializado em Previdência e pesquisados do Ipea)


Painel "Saúde, Educação e Políticas Sociais"
Palestras de Ana Lobato (economista, coordenadora da implantação do Cadastro Único dos Programas Sociais no governo FHC), Antonio Carbonari Netto (professor, membro do Conselho Nacional de Educação) e Barjas Negri (ex-ministro da Saúde e prefeito eleito de Piracicaba)
 

Painel "Sustentabilidade, Desenvolvimento, Governança e Cidade Criativa"
Palestras de Firmino Filho (prefeito reeleito de Teresina), Luiz Paulo Vellozo Lucas (ex-prefeito de Vitória e ex-presidente do ITV), Cláudio Marinho (ex-secretário de Planejamento e de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, fundador do Porto Digital do Recife) e Mansueto Almeida (secretário da Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda)
 

Discursos dos prefeitos eleitos Rui Palmeira (Maceió), João Dória (São Paulo), Dr. Hildon (Porto Velho), Nelson Marchezan Jr. (Porto Alegre) e Raquel Lyra (Caruaru)


Mensagens dos ministros Alexandre de Moraes (Justiça), Bruno Araújo (Cidades) e José Serra (Relações Exteriores)
 

Mensagens dos governadores Reinaldo Azambuja (MS), Pedro Taques (MT), Simão Jatene (PA), Marconi Perillo (GO) e Geraldo Alckmin (SP)
 

Encerramento - Senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB
 

Encerramento - Presidente Fernando Henrique Cardoso
  

Fotos do Evento

  Vídeos do Evento