Por uma nova Lei de Responsabilidade Fiscal

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脡 preciso fechar as brechas que permitiram as irregularidades verificadas nos 煤ltimos anos e apertar o torniquete sobre os gestores p煤blicos聽

As contas p煤blicas foram depauperadas nos 煤ltimos anos pelas administra莽玫es petistas. O estado de pen煤ria em que vivem hoje os governos, tanto o federal, quanto os estaduais e os municipais, resulta das seguidas burlas, manipula莽玫es e trapa莽as no trato do dinheiro dos brasileiros. 脡 urgente restaurar a responsabilidade fiscal no pa铆s.

A Lei de Responsabilidade Fiscal 茅 uma das principais conquistas da sociedade brasileira nas 煤ltimas d茅cadas. Institu铆da em 2000, imp么s aos governos o que deveria ser uma regra b谩sica, mas no Brasil jamais fora: s贸 se pode gastar o que se arrecada, sob pena de rigorosas puni莽玫es. A LRF veio para colocar o interesse p煤blico em primeiro lugar.

A lei funcionou bem enquanto t铆nhamos governos de boa-f茅, mas, infelizmente, mostrou-se incapaz de resistir a gest玫es que tomaram o Estado brasileiro de assalto. Seus preceitos v锚m sendo arrombados desde que o governo do PT – partido que desde sempre se bateu contra a responsabilidade fiscal – converteu a criatividade em atributo cont谩bil.

O resultado foi a quase insolv锚ncia do Estado brasileiro, a explos茫o da d铆vida p煤blica, que saltou da casa dos 50% do PIB para algo pr贸ximo de 70%, e o rebaixamento do cr茅dito do pa铆s por todas as ag锚ncias de classifica莽茫o de riscos. Felizmente, uma presidente da Rep煤blica est谩 pagando com o mandato por ter produzido tamanho estrago.

O aprofundamento da discuss茫o sobre os or莽amentos p煤blicos, a iminente reforma para instituir o teto de gastos, a constata莽茫o de que as vincula莽玫es constitucionais praticamente paralisam os governos e a quebradeira generalizada em estados e munic铆pios colocaram a necessidade de restaurar a responsabilidade fiscal novamente no centro dos debates.

脡 preciso robustecer a LRF, fechar as brechas que permitiram as irregularidades verificadas nos 煤ltimos anos, cuja express茫o mais evidente s茫o as chamadas “pedaladas fiscais”, e apertar o torniquete sobre os gestores p煤blicos. A regra deve ser rigorosa para punir quem n茫o respeita o dinheiro que deveria servir ao povo, mas acaba servindo a apenas alguns.

A necessidade de aperfei莽oar a LRF 茅 consentida at茅 pelos seus art铆fices. E nem 茅 recente. J谩 houve movimentos neste sentido, como a iniciativa do senador Tasso Jereissati em 2010. 脡 preciso retomar esta agenda.

O rol de aperfei莽oamentos come莽a pela imposi莽茫o de limites para o endividamento da Uni茫o, previsto na lei original, mas jamais institu铆do. H谩, no Congresso, projeto do senador Jos茅 Serra dispondo a respeito e pronto para ser levado a vota莽茫o.

Completam a lista propostas que visam regulamentar or莽amentos e a contabilidade p煤blica, responsabilizar empresas estatais, disciplinar fundos de pens茫o, impor a responsabilidade fiscal aos estados e criar um conselho de gest茫o fiscal, conforme elencam Jos茅 Roberto Afonso e Felipe Salto em artigo publicado ontem n’O Estado de S. Paulo.

A LRF n茫o 茅 panaceia, nem obra pronta e acabada. Seu maior m茅rito foi formar uma nova cultura na administra莽茫o p煤blica e na sociedade, com mais transpar锚ncia e interesse sobre as contas p煤blicas. As manipula莽玫es, erros e burlas recentes apenas refor莽am a import芒ncia de impor travas ainda mais robustas a quem n茫o trata o dinheiro do povo com o respeito que ele merece.

– Carta de Formula莽茫o e Mobiliza莽茫o Pol铆tica N潞 1389

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