Os protestos de quem roda o Brasil

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No fim de semana, a fila de caminh玫es vai ganhar a companhia de multid玫es a p茅 que novamente devem ocupar as ruas para protestar contra o governo e pedir a sa铆da de Dilma

Carta de Formula莽茫o e Mobiliza莽茫o Pol铆tica, 10 de novembro de 2015, N潞 1257Caminhoneiros est茫o parando de norte a sul do pa铆s em protesto contra a presidente, sua pol铆tica ruinosa e sua falta de palavra. O governo os trata como criminosos. As manifesta莽玫es v锚m de quem melhor conhece o Brasil profundo, que convive diuturnamente com as dificuldades de se produzir e trabalhar num pa铆s onde o poder p煤blico faz tudo o que pode para atrapalhar.

Segundo os聽balan莽os聽publicados nos jornais, a categoria conseguiu, de forma quase espont芒nea, espalhar seu protesto por pelo menos 14 estados. Foi mais longe do que seus organizadores, mesmo informais, estimavam conseguir chegar.

Os porta-vozes do governo聽dizem聽que “nunca viram greve cujo 煤nico objetivo 茅 gerar desgaste para o governo”. Deveriam for莽ar um pouco a mem贸ria e lembrar-se de quando o PT ainda era oposi莽茫o e, apenas por discordar de pol铆ticas implementadas, convocava manifesta莽玫es e marchas sem pestanejar.

O governo trata os caminhoneiros como delinquentes, promete “agir com rigor” e mult谩-los em mais de R$ 1.900. Curiosamente, n茫o dispensa o mesmo tratamento truculento aos petroleiros h谩 duas semanas em greve com sua pauta carcomida, alinhada a bandeiras caras ao petismo – e que muito mais preju铆zos econ么micos v锚m gerando 脿 Petrobras e ao pa铆s.

Caminhoneiros est茫o entre as categorias profissionais que melhor conhecem os entraves de se produzir no Brasil. Rodando pelas estradas, sabem, como poucos, da sua condi莽茫o lastim谩vel, da inseguran莽a a que tamb茅m motoristas em viagens particulares com suas fam铆lias est茫o diariamente sujeitos.A infraestrutura brasileira est谩 em frangalhos. No caso da malha rodovi谩ria, a deteriora莽茫o ganha contornos objetivos em pesquisa divulgada pela聽CNT聽na semana passada. Alguns resultados: 52% das estradas federais est茫o em situa莽茫o ruim ou p茅ssima; somente 12% das nossas rodovias s茫o pavimentadas e menos de 14% s茫o duplicadas.Transitar pelo pa铆s 茅 fazer uma viagem ao atraso e pelo incerto. Segundo o mesmo anu谩rio, mais de 8,2 mil pessoas morreram em acidentes rodovi谩rios no ano passado. Perde-se R$ 47 bilh玫es com a situa莽茫o esfacelada das nossas estradas.

Caminhoneiros tamb茅m est茫o entre os brasileiros que mais reconhecem quanto custa uma promessa n茫o cumprida. S茫o os que h谩 anos veem obras serem repetidamente anunciadas, mas nunca executadas. Os exemplos se repetem por todo canto, agravados agora pelos entraves ao andamento dos programas de concess茫o que o PT mostra-se incapaz de tocar.

脡 leg铆tima a manifesta莽茫o de uma categoria profissional que, como milh玫es de cidad茫os, est谩 cansada de ver o Brasil andar para tr谩s. No fim de semana, a fila de caminh玫es vai ganhar a companhia de multid玫es a p茅 que novamente devem ocupar ruas e avenidas para protestar contra o governo e pedir a sa铆da de Dilma Rousseff. S茫o brasileiros que, de norte a sul, no campo e nas cidades, n茫o aguentam mais viver num pa铆s em rota de colis茫o.

 

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