O PIB do futuro

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A economia criativa dinamiza a atividade produtiva e converte-se em vetor crucial para tornar nossas cidades mais sustent谩veis, acolhedoras e inclusivas聽

Momentos de crise aguda como a que o Brasil ora atravessa tamb茅m podem se converter em grandes oportunidades de mudan莽a. Neste aspecto, a agenda p煤blica deve contemplar a reinven莽茫o da economia, com a explora莽茫o de novas vertentes e novas culturas. 脡 o que acontece com a chamada economia criativa.

Trata-se, segundo defini莽茫o da ONU, de “modelos de neg贸cio ou gest茫o que se originam em atividades, produtos ou servi莽os desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indiv铆duos com vistas 脿 gera莽茫o de trabalho e renda”. A economia criativa tem tudo a ver com a globaliza莽茫o e as modernas tecnologias de comunica莽茫o.

O conceito foi criado h谩 20 anos e vem seduzindo formuladores de pol铆ticas p煤blicas interessados em gerar modos mais sustent谩veis, criativos e inclusivos de produ莽茫o. Segundo聽relat贸rio da Unesco聽e da consultoria EY publicado em 2015, a espinha dorsal da economia criativa s茫o setores como artes visuais, publicidade, games, moda, design e inform谩tica.

S茫o, como se percebe, ramos de bastante apelo junto 脿 juventude – faixa et谩ria onde o desemprego j谩 supera 26% no pa铆s, o que refor莽a a necessidade de impulsionar as atividades ligadas a estas vertentes. A economia criativa converte-se, assim, numa importante porta de entrada para o mercado de trabalho.

O PIB da ind煤stria criativa brasileira chegou a R$ 126 bilh玫es no fim de 2013, o equivalente a 2,6% do PIB total do pa铆s, segundo levantamento da聽Firjan. Em apenas uma d茅cada, mesmo com turbul锚ncias econ么micas, o setor cresceu 70% e empregava 900 mil profissionais em 2013, 煤ltimo dado dispon铆vel.

Na semana passada, o Instituto Teot么nio Vilela reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir o assunto. Uma das聽conclus玫es聽茅 que os novos ramos que est茫o mudando a economia tamb茅m podem tornar nossas cidades mais humanas e mais agrad谩veis para se viver. Ou seja, economia criativa tamb茅m deve ser pauta dos gestores municipais, 脿s voltas com uma nova elei莽茫o daqui a menos de 90 dias.

Quem pensa o Brasil do futuro precisa considerar a estrutura莽茫o de pol铆ticas p煤blicas para impulsionar a economia criativa no pa铆s, com prioridades de investimentos e estrat茅gias para ordenar as rela莽玫es entre economia, cultura, inova莽茫o e desenvolvimento. O potencial 茅 imenso: na Inglaterra, estes segmentos j谩 respondem por 8% da economia local e em Berlim chegam a 20%.

H谩 experi锚ncias bem-sucedidas, 脿 espera de serem replicadas no pa铆s. Nesta agenda, o relevante, da parte do poder p煤blico, 茅 que se diminuam as burocracias e sejam agilizados os processos de licenciamento. Linhas de cr茅dito j谩 dispon铆veis devem ser direcionadas a dinamizar startups e fomentar incubadoras de jovens empreendedores. A economia criativa tamb茅m pode estar nos curr铆culos escolares. A铆 est谩, certamente, o PIB do futuro.

– Carta de Formula莽茫o e Mobiliza莽茫o Pol铆tica N潞 1401

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