Segurança Pública
Brasil registra queda nos índices de violência; SP e RS lideram redução
15 de Agosto de 2019

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou esta semana dados sobre a redução de crimes no primeiro quadrimestre de 2019. O número de homicídios no Brasil caiu 21,2% e o de latrocínios reduziu 23,8%, em comparação com o mesmo período do ano passado.


As informações são do Sistema Nacional de Informações da Segurança Pública (Sinesp) – o programa de monitoramento dos índices de criminalidade vinculado ao ministério. As estatísticas são obtidas a partir de boletins de ocorrência dos estados e do Distrito Federal.


A diminuição nos índices de violência já havia sido percebida em dois estados governados pelo PSDB: Rio Grande do Sul, administrado porEduardo Leite, e São Paulo, onde o governador é João Doria.


Trabalho pela segurança
As ações previstas pelo programa RS Seguro foram fundamentais para a queda de 22,7% nos homicídios e de 32,8% nos latrocínios nos primeiros seis meses de 2019. Os números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, em julho, mostram ainda que o estado gaúcho encerrou o semestre com menos de mil homicídios pela primeira vez em nove anos.


Já em São Paulo, durante o mesmo período, os homicídios diminuíram 6%. Os casos estupro e latrocínio também caíram, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do estado. A redução da criminalidade se reflete nos números da capital paulista, que registrou 16,7% menos casos de latrocínio no primeiro semestre deste ano se comparado com o mesmo período de 2018.


Saiba mais sobre os dados do Sinesp

Comentários