PSDB
ITV reforça parceria com segmentos tucanos para formar lideranças e construir propostas que fortaleçam o PSDB
27 de Março de 2019
O ITV retoma seu papel institucional de promover o debate sobre as questões nacionais dentro do PSDB, com o objetivo de reafirmar o protagonismo político do partido e atrair militantes. Nesse sentido, o Instituto vai reforçar sua parceria com os segmentos partidários - PSDB Mulher, Juventude, Tucanafro, Diversidade Tucana e PSDB Sindical - para que as ações integradas resultem na formação de novas lideranças e na construção de propostas para fortalecer a legenda.

Na quarta-feira (27), o coordenador-geral do o ITV, Betinho Gomes, esteve reunido com o presidente do Tucanafro, Juvenal Araújo, para confirmar o trabalho conjunto entre as duas instâncias partidárias. "Ficamos felizes com essa iniciativa. O PSDB tem em seu DNA um histórico de políticas públicas de promoção da igualdade. E nós, do Tucanafro, vamos continuar trabalhando com o ITV em todos os estado, participando das novas construções do partido", afirmou Juvenal.

"O partido só tem sentido de existir quando tem uma ação unificada, quando permite o debate em relação a vários temas e quando envolve seus segmentos", reforçou Betinho. "Temos agora dois grandes desafios: mostrar nosso protagonismo politico e formar novos quadros", completou.

Confira entrevista do coordenador-geral do ITV sobre as novas ações do Instituto

Nesta nova fase de suas atividades, o ITV realizou recentemente uma boa discussão sobre a reforma da Previdência, dentro da Rodada de Debates do PSDB. Qual a importância dessas discussões no âmbito partidário?
O papel institucional do ITV é promover discussões, teses e a formulação de propostas para orientar o partido e também o debate nacional. Sempre cumprimos esse papel. E agora temos a orientação do presidente Tasso Jereissati e do presidente nacional do
PSDB, Geraldo Alckmin, de retomar com energia, com força, todo esse movimento de discussão sobre as ideias que o PSDB defende e prega. O objetivo é reafirmar nossas posições e atrair novos militantes, além de dar um rumo ao debate político dentro da
legenda.

E quais temas estão programados para debate?
Está claro que essa questão da Previdência vai tomar conta do debate nacional, e o PSDB tem que se pronunciar, como já fez, discutindo, trazendo especialistas e deixando claro que a nossa posição é favorável a uma reforma da Previdência que combata privilégios. Uma reforma que possa fazer o ajuste fiscal, mas, sobretudo, que combata as injustiças de um sistema que penaliza os mais pobres.

Mas também há temas fundamentais como a segurança. Este deve ser o nosso próximo foco. Já existe orientação no presidente nacional do partido e do presidente do ITV nesse sentido. Vamos organizar esse debate junto à secretaria geral do PSDB, para que logo possamos também tratar dessa questão da segurança, das propostas que estão no Legislativo, dos resultados das políticas que estão sendo aplicadas no Brasil. Este é um anseio da população e temos que apresentar nossas ideias.

A parceria do ITV com os segmentos do partido continua?
Sim! O partido só tem sentido de existir quando tem uma ação unificada, quando permite o debate em relação a vários temas e quando envolve seus segmentos. O nosso grande desafio neste momento - até para superar as dificuldades que vivenciamos nos últimos anos, particularmente no ano passado - é mostrar, primeiro, que o partido tem protagonismo. Temos de exercer nosso protagonismo político, defendendo nossas bandeiras históricas, como o parlamentarismo, voto distrital misto e responsabilidade fiscal.

Por outro lado, temos de formar novos quadros. O fato é que o PSDB envelheceu não só pelo tempo e o desgaste a que acabou sendo submetido, e essa autocrítica tem que ser feita, mas também em relação ao número de lideranças. O partido sempre formou bons quadros, mas há algum tempo, essa formação de lideranças políticas foi diminuindo. E a forma de enfrentar isso é integrar as ações, ter um diálogo constante com os segmentos - PSDB Mulher, Juventude, Tucanafro, Diversidade Tucana e PSDB Sindical. E isso nós vamos fazer. Vamos adotar esses segmentos para que possam produzir ações que resultem na atração de militantes e, principalmente, na construção de novas propostas para fortalecer nossa legenda.

Veja a mensagem do ITV e do Tucanafro


Comentários