PSDB
ITV promoverá capacitação de 500 pré-candidatos às eleições de 2020
05 de Julho de 2019
De olho nas eleições municipais de 2020, o Instituto Teotônio Vilela (ITV) decidiu priorizar este ano a capacitação de novas lideranças, a exemplo do trabalho que vem desenvolvendo junto com o PSDB-Mulher nos últimos anos e que levou a bancada feminina do partido na Câmara crescer 60% na disputa eleitoral de 2018 em relação a de 2014. De agosto a novembro deste ano, serão promovidos cursos de formação para 500 pré-candidatos a prefeito e vereador em dez capitais do país.

A iniciativa reforça o movimento de renovação do PSDB, bem como seu protagonismo na formulação e implantação de políticas públicas locais e nacionais. O objetivo é conscientizar os pré-candidatos tucanos sobre os desafios das eleições municipais em 2020 e oferecer ferramentas para busca de soluções dentro dos novos contextos políticos.

"O fortalecimento do partido passa necessariamente pelo surgimento de novas lideranças, que multiplicarão as ideias do PSDB na sociedade. Prefeitos e vereadores são pessoas que estão na ponta, nos bairros, associações e conselhos, perto da população", afirma o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.

O CLP - Centro de Liderança Pública, uma organização sem fins lucrativos e especialista na formação de novas lideranças, organizou os cursos que serão oferecidos pelo ITV. Cada um deles terá duração dois dias, com foco na nova realidade dos partidos políticos, nos dilemas éticos da política, no marketing dentro do novo modelo de campanha e nos desafios da gestão.

"Em um novo momento na vida nacional, acreditamos na educação, na formação e na política. E temos um papel a cumprir", reforça o presidente nacional do ITV, deputado federal Pedro Cunha Lima (PB).

As turmas terão no máximo 50 alunos. Caberá aos diretórios estaduais indicar e realizar a inscrição dos pré-candidatos interessados em participar desse processo de capacitação.

Os cursos de formação acontecerão em São Paulo (26 e 27/07), Belo Horizonte (07 e 08/08), Vitória (21 e 22/08), João Pessoa (04 e 05/09), Teresina (18 e 19/09), Fortaleza (02 e 03/10), Maceió (16 e 17/10), Belém (31 e 31/10), Goiânia (13 e 14/11) e Porto Alegre (27 e 28/11).

Confira programação do curso:


1º dia
Partidos em novas realidades e diferentes desafios
Professor: Humberto Dantas
Doutor e mestre em Ciência Política pela USP, coordenador do Master em Liderança Pública do CLP, da pós-graduação em Ciência Política na FESP-SP e da pós-graduação em Economia Brasileira na Fipe-USP.

Dilemas éticos e política: diante do que efetivamente estamos no universo político?
Professor: Vinícius Muller

Doutor em História Econômica. Professor de História, História Econômica, Ética e Desenvolvimento há mais de 20 anos, leciona atualmente no INSPER, na FECAP, na Fipe, no CLP e no pré-vestibular Intergraus.



2º dia

Marketing político: novos modelos de campanhas - recursos e discursos
Professor: Marcelo Vitorino
Atua em campanhas e organização de militância. Profissional com grande conhecimento político-partidário, marketing e tecnologia. Dedica-se a campanhas digitais desde 2008. Ministra treinamentos para os maiores partidos do país.

Novo cenário jurídico para campanhas
Professora: Carolina de Paula
Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ. Diretora-executiva o DataIESP e sócia-diretora da Vértice Inteligência em Mídias Sociais. Especialista em comportamento político, estudos legislativos, eleições e comunicação política.

Desafios de Gestão e Planejamento: O que é factível realizar nas áreas setoriais para gerar valor para a população?

Professores:
Eduardo Pádua
Sociólogo, MBA em Responsabilidade Social Corporativa (UFRJ) e mestre em Educação (Universidad Carlos III), tem formação em Liderança Executiva (Columbia e Harvard). É Master em Liderança e Gestão Pública (CLP).

Bruno Bondarovsky
Engenheiro da computação, MBA em Marketing pela UFRJ e Master em Liderança e Gestão Pública (CLP). Foi Secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura do Rio de Janeiro e atualmente é Secretário da Fazenda de Mesquita (RJ).

Maria Tereza Paschoal
Professora, advogada. Ex-secretária da Educação de Ourinhos (SP). Master em Liderança e Gestão Pública (CLP). Líder RAPS e vencedora do Prêmio Espírito Público no Brasil na área de Educação, em 2018.

Mirtes Cordeiro
Pedagoga (UECE), pós-graduada em Sociologia (UFPB). Atual Secretária da Fazenda e Planejamento de Jaboatão (PE), foi Secretária de Educação em Cabo de Santo Agostinho (PE) e Secretária de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco.


Conheça a equipe de especialistas montada pelo CLP para o curso de formação do ITV:

Comentários