Notícias
Bancada na Câmara terá como prioridades discussões sobre 'petrolão', regulação da mídia e reforma política, afirma líder Carlos Sampaio
02 de Fevereiro de 2015

Aclamado o novo líder da bancada do PSDB na Câmara, o deputado Carlos Sampaio (SP) destacou temas prioritários para o partido ao longo de 2015 no Poder Legislativo.  A retomada das investigações do Congresso sobre os escândalos de corrupção na Petrobras é um dos principais deles. “A prioridade é darmos continuidade à questão do petrolão, que, infelizmente, amesquinhou por demais a nossa Petrobras”, explicou o tucano.


Sampaio destacou ainda a necessidade de se mostrar ao Brasil o “grande engodo” que é a crise do setor elétrico. Completam a relação as discussões sobre a regulação da mídia, tema considerado inadmissível pelo PSDB, conforme salientou; a reforma política e o aumento de tributos proposto pela presidente Dilma Rousseff. “Um discurso diametralmente contrário ao que ela sempre disse na campanha eleitoral”, ressaltou o parlamentar.


A escolha ocorreu em reunião com a participação dos parlamentares do partido que tomaram posse no dia 01/02. Antes da aclamação os tucanos assistiram a palestras com especialistas sobre crise energética e conjuntura política nacional. O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, e o líder do partido no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), estiveram no encontro dos deputados. 

Trajetória – Atual coordenador jurídico nacional do partido, Sampaio tem 51 anos. Ele substitui o deputado Antonio Imbassahy (BA) e estará à frente de uma bancada formada por 54 deputados – a 3a maior entre 28 que terão assento na Casa e a principal força de oposição.

Líder do PSDB entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2014, o parlamentar foi reconduzido ao posto para o primeiro ano da nova Legislatura. Ele considerou ser um “privilégio sem tamanho” voltar ao cargo por decisão dos colegas de bancada. “Um grupo seleto de deputados que se distinguem pela postura ética e combativa. Pessoas de uma qualificação pessoal inquestionável”, disse. “Conduzi-los só faz aumentar a minha responsabilidade porque sei que são pessoas preparadas para o debate político e, setorialmente falando, que entendem muito de temas específicos”, acrescentou.

Sampaio é natural de Campinas (SP), onde foi vereador e secretário municipal de Segurança Pública. Também foi deputado estadual e está no quarto mandato consecutivo de deputado federal, reeleito com 295.623 votos.

Formado em Direito, é procurador de Justiça licenciado, tendo atuado em várias cidades dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Em 2013, foi apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como o oitavo parlamentar mais importante do Congresso Nacional.

Ouça matéria da Rádio PSDB

[audio mp3="http://itv.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Boletim-03-Ana-Maria-Mejia-01.02.2015-Novo-lider-Dep.-Carlos-Sampaio-SP.mp3"][/audio]

Comentários