ITV e PSDB realizam Curso para Pré-Candidatos em Vitória
13 de Junho de 2016
Com o comparecimento maciço dos tucanos capixabas, o Instituto Teotônio Vilela e o PSDB-ES realizaram, no sábado (04/06) em Vitória, a segunda rodada do Curso para Pré-Candidatos - Eleições 2016. O evento foi comandado pelo presidente nacional do ITV, senador José Aníbal, e contou também com a presença de lideranças como o vice-governador do Espírito Santo, César Colnago, o senador Ricardo Ferraço, o deputado federal Max Filho, os deputados estaduais Sérgio Majeski e Marcos Mansur, além do ex-presidente do ITV e ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas e do presidente do ITV-ES, Nerleo Caus.

Dedicado aos membros do PSDB que desejam disputar, no pleito de outubro próximo, uma vaga a prefeito, vice-prefeito e vereador, o curso foi dividido em quatro módulos: Social-Democracia, Comunicação e Marketing Político na Campanha Municipal, Redes Sociais e Legislação Eleitoral.

Avanços promovidos pelo PSDB
Em Vitória, o módulo Social-Democracia foi ministrado pelo presidente do ITV. José Aníbal destacou que, ao carregar no nome a palavra "social-democracia", o PSDB se liga a uma história de quase um século e meio - o modelo surgiu na Europa, na segunda metade do século 19, como uma possibilidade de reformar o capitalismo, sem destruí-lo. No Brasil, as ideias social-democratas chegaram na transição para o regime democrático, no final da década de 70. "O PSDB nasceu nesse contexto. E com o PSDB, o plano Real e o governo FHC, a social democracia ganhou expressão no  Brasil", disse Aníbal.

"Nos governo do PSDB, a Petrobras multiplicou seu patrimônio em três vezes. E a Lei de Responsabilidade Fiscal colocou ordem na administração pública. Mas o projeto seguinte ao nosso, embora tenha recebido uma boa herança, conseguiu devastar o país. Foi a administração da depredação", afirmou o presidente do ITV. "Agora temos de olhar pra frente. O PSDB apresentou suas propostas prioritárias ao governo Temer. Elas incluem apoio à Lava-Jato e Reforma Política. Vamos trabalhar para isso", concluiu.

Marketing, internet e campanhas
Ministrado pelo jornalista e consultor do ITV e do PSDB André Lacerda,  o módulo Comunicação e Marketing aborda, entre outros pontos, o ambiente da política nos dias de hoje. Esse ambiente, considerado "inóspito", aliado às limitações de custos e formato da campanha, exigirá ainda mais dos candidatos conteúdo e veracidade nas mensagens aos eleitores. "Essa não será a eleição do blefe, do chavão. O eleitor vai exigir dos candidatos mais conhecimento da realidade", pontuou o jornalista.

A dupla formada pelo jornalista e consultor do ITV e do PSDB Fabiano Lana e pelo cientista político Victor Diniz aborda o uso das redes sociais nas eleições. Partindo do princípio de que "rede social dá voto", a dupla dá dicas de uso de todas as ferramentas - Facebook, Twitter, Instagran, Site, What's App e Snapchat - pontuando o que é positivo e negativo na forma de usá-las.

Regras eleitorais
No módulo Legislação Eleitoral, os advogados Afonso Ribeiro, Gustavo Kanffer e Luciano Ceotto,  especialistas em direito eleitoral e membros do Departamento Jurídico do PSDB, esclareceram as novas regras da campanha deste ano, em função das mudanças promovidas pela mini-reforma eleitoral, ressaltando o cuidado redobrado com as inúmeras restrições que a lei impõe ao pleito de outubro. 

O vice-governador do Espírito Santo, César Colnago, destacou que, com a promoção dos cursos e seminários, o PSDB está construindo condições para a retomada da pauta de crescimento do país. "Vamos aqui entender o papel da social-democracia para o país, vamos nos aprimorar na questão da legislação eleitoral, procurando fazer boas campanhas e boas gestões", disse.


Política para melhorar a vida das pessoas
Em sua fala, o Senador Ricardo Ferraço chamou atenção para o fato de que, quando o país vai mal e sem rumo, é muito difícil que os municípios consigam fazer o seu desenvolvimento loca. Disse que as mobilizações populares demostraram que os brasileiros estão desgastados e que não suportam mais governos que sejam ineficientes, mentirosos e indecentes. “O ITV apresentou um conjunto de questões importantes para o desdobramento de uma boa campanha eleitoral, pois a política é para melhorar a vida das pessoas e não a dos políticos. Não vale a pena fazer qualquer tipo de jogo e de aliança para ganhar as eleições. A história política do Brasil já demonstrou que a vitória a todo e qualquer custo não traz resultados positivos para o país”.


O presidente estadual do PSDB-ES, Jarbas Ribeiro de Assis Junior, ressaltou a importância do momento que o partido vive no Estado e das informações ministradas pelo ITV no encontro. “Iniciamos no ano passado um processo de reorganização do partido, com uma série de reuniões, dialogamos com todos os diretórios municipais e agora chegou a hora da disputa, o período pré-eleitoral. O partido, através do Instituto Teotônio Vilela, trouxe informações de extrema importância para todos os nossos pré-candidatos, dando estrutura e conhecimento a todos aqueles que disputarão as eleições. Temos uma meta estipulada pela Executiva Nacional de dobramos o número de vereadores e prefeitos no estado e afirmo com convicção que todas as informações aqui disponibilizadas serão fundamentais para o nosso êxito. Nossas ações sempre serão pautadas pela ética, pela moral e pelas boas práticas nesse processo” afirmou Jarbas.


Um só time
Luiz Paulo Vellozo Lucas, ex-prefeito de Vitória e ex-deputado, destacou que, no Espírito Santo, está havendo a reconstrução e a contrução do PSDB em vários municípios, o que é reforçado com a presença de mais de 500 tucanos capixabas ao Curso para Pré-Candidatos. "Somos um time só. Somos um partido que tem história, que tem presente e que tem futuro", completou. 


Nerleo Caus, presidente do ITV-ES, empossado no dia 30 de maio,  fez o encerramento oficial do Curso. Ele destacou que novos projetos já estão sendo desenvolvidos objetivando interiorizar as ações do Instituto no estado. “Quero reiterar os agradecimentos por vocês terem se deslocado até aqui, dando uma demonstração inequívoca de civismo e de cidadania. Quero homenagear a equipe que organizou e estruturou este trabalho, tanto a local quanto a equipe de Brasília, e também registrar aos senhores que nosso trabalho está apenas no início".



Comentários