Indústria
ITV e PSDB-SP promovem debate sobre desemprego e desindustrialização
28 de Abril de 2016
O Instituto Teotônio Vilela (ITV) e o PSDB-SP realizam, na próxima sexta-feira (29/04), em São Bernardo do Campo, o Encontro Regional "Caminhos para o Sudeste - ABC Paulista", com o tema desemprego e desindustrialização. O evento terá palestras dos economistas João Manoel Pinho de Mello, Mansueto Almeida e José Aníbal - presidente do ITV.

Estudo elaborado pelo Instituto mostra que, em 2015, o Brasil se tornou o país que mais desempregou em todo o mundo. No ano passado, 2,6 milhões de brasileiros perderam seus postos de trabalho. Em 12 meses, o total de desempregados no país passou de 6,5 milhões para 9,1 milhões - registrados em dezembro último, de acordo com a Pnad Contínua, do IBGE. Atualmente, são 10 milhões de brasileiros sem trabalho e uma taxa de desocupação acima de 10%, segundo aferiu também o IBGE com base no comportamento do mercado no trimestre terminado em fevereiro.

Já a produção industrial encolheu 11,3% nos últimos dois anos, queda sem paralelo na história recente da economia. Na comparação com o pico alcançado em 2013, o recuo atinge 20%. Segundo a CNI, a participação da indústria de transformação na economia brasileira despencou para 9% do PIB, retornando a patamares pré-industrialização promovida nos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitscheck.

Conheça os palestrantes

João Manoel Pinho de Mello possui graduação em Administração Pública pela FGV - SP, mestrado em Economia pela PUC-Rio e PhD em Economia pela Stanford University. Foi professor do Departamento de Economia da PUC-Rio. Atualmente é Professor Titular do Insper. Dedica-se à pesquisa nas áreas de microeconomia bancária, organização industrial e antitruste, economia do crime e economia política.

Mansueto Almeida é formado em economia pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Economia pela USP e cursou Doutorado em Políticas Públicas no MIT, Cambridge (USA). É Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA. Na esfera pública também foi coordenador-geral de Política Monetária e Financeira na Secretaria de Política Econômica no Ministério da Fazenda, assessor da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal e assessor econômico do Senador Tasso Jereissati.

O presidente do ITV José Aníbal foi deputado federal por cinco mandatos e o vereador mais votado da cidade de São Paulo (2004). Líder do governo Fernando Henrique Cardoso (1994), atuou de forma decisiva na implantação das reformas institucionais do Plano Real. Em 2008 e 2009, liderou novamente a bancada do PSDB na Câmara dos Deputados, dessa vez como oposição ao governo Lula. Foi presidente nacional no PSDB (2001), secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (1999) e de Energia (2011) de São Paulo. É 1º suplente na chapa do senador José Serra.

Data: 29/04/2016
Horário: 8h30
Local: Pampa Palace Hotel
          Avenida Barão de Mauá, 71
         Km 18 da Via Anchieta
         São Bernardo do Campo - SP

Haverá transmissão ao vivo no Portal do ITV

Comentários