Inclusão Social
Cenário da infância no Brasil
16 de Outubro de 2019
Um breve retrato da infância no Brasil revela que crianças e adolescentes até 14 anos são 25% da nossa população. São 50 milhões de brasileiros, dos quais 25% são pobres e 22,6% são extremamente pobres. Temos ainda 800 mil crianças entre 0 e 5 anos consideradas desnutridas - estão baixas demais ou magras demais para sua idade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa situação é consequência do abismo social histórico no Brasil. E o dia dedicado às crianças deve servir também para reforçar a luta em defesa da infância. Investir na educação e em outros programas da rede de proteção infantil é o mais certeiro passo para reduzir as desigualdades, pois teremos jovens e adultos escolarizados e em melhores condições para o mercado de trabalho.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que diz respeito à proteção da infância e adolescência. Mas podemos fazer mais. Agora mesmo, tramita no Senado a PEC paralela da Previdência que, entre outros pontos, inclui a proteção à criança no texto da nossa Constituição. Na prática, torna o Bolsa Família uma despesa obrigatória, impedindo que seus valores sejam reduzidos pela inflação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Gastos com o programa correspondem a apenas 0,5% do PIB, mas ele foi responsável por 10% da redução da desigualdade no país. Abrigado na Constituição como política de Estado, estará livre de explorações eleitoreiras e pronto para cumprir com mais eficácia sua missão de proteger aqueles que mais precisam.

Comentários