Grandes questões nacionais foram temas de debates realizados pelo ITV
03 de Janeiro de 2016

Com o objetivo de discutir alternativas para o Brasil e auxiliar na formulação de políticas públicas que serão encampadas pelo PSDB, o Instituto Teotônio Viela (ITV) e o partido estão realizando uma série de seminários e encontros regionais que abordam temas variados e atuais, como economia, energia, meio ambiente, segurança pública, boas práticas municipais, competitividade e mobilidade urbana. Os eventos integram as comemorações dos 20 anos do ITV, que é o centro de estudos e formação política do PSDB, e têm sempre a participação de especialistas e lideranças políticas tucanas.


Em setembro, outubro e novembro foram realizados três seminários nacionais e quatro encontros regionais que, além de temas específicos, abordaram o atual cenário político e econômico do país. Em 2016, esses encontros serão levados a todas as capitais, com assuntos definidos de acordo com as demandas locais.


“Até aqui, os debates sempre foram muito penalizados pela postura autoritária do PT, que tenta estigmatizar e criminalizar o adversário. Mas nós, do PSDB, não temos medo de debater. E vamos continuar fazendo isso”, disse o presidente do ITV, José Aníbal. “Temas e interesse não nos faltam. Queremos fazer 30 encontros no ano que vem, associando amigos, simpatizantes, filiados. A intenção é elaborar propostas e atualizar nosso programa, porque o Brasil quer olhar adiante”, completou.

Seminários nacionais


Comandando pelo presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, o Seminário “Caminhos para o Brasil – Economia” debateu, no dia 17/09, em Brasília, as causas e as alternativas para enfrentar a crise econômica. Os palestrantes foram os ex-presidentes do Banco Central, Armínio Fraga e Gustavo Franco; o técnico do IPEA, Mansueto Almeida; e o pesquisador da FGV, Samuel Pessôa.


O Seminário “Caminhos para o Brasil – Energia” foi realizado no Rio de Janeiro, em 16/10, com participação de especialistas do setor e palestras do ex-diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), David Zilbersztajn; do presidente do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura (CBIE), Adriano Pires; do presidente do Instituto Acende Brasil, Cláudio Sales; e do presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), João Carlos de Luca. A mediação do debate foi feita pelo presidente do ITV e pelo diretor-geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Eloi F y Fernández.


Em São Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi um dos palestrantes do Seminário “Caminhos para o Brasil – Meio Ambiente e Sustentabilidade”, que teve como objetivo debater e apresentar alternativas à proposta brasileira levada à COP-21, em Paris. Com maciça participação de ambientalistas de todo o país, o evento, realizado no dia 23/11, contou ainda com palestras do professor Luiz Gylvan Meira Filho (IEA/USP) e do secretário de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Klink. Entre os tucanos presentes, estavam os senadores Aécio Neves e Aloysio Nunes, além do governador Geraldo Alckmin.


Encontros Regionais
Segurança pública foi o tema escolhido para o encontro regional “Caminhos para o Nordeste”, realizado em Salvador, no dia 06/11, com a participação do senador Aécio Neves, do prefeito ACM Neto, da desembargadora Luislinda Valois e de parlamentares e lideranças do PSDB. Os palestrantes foram o sociólogo e coordenador do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública da UFMG, Cláudio Beato, e o doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército, Carlos Alberto da Costa Gomes.


Em Rio Branco, o encontro “Caminhos para a Região Norte”, também no dia 06/11, teve como foco as boas práticas nas administrações municipais, com palestra do ex-prefeito de Cuiabá e atual presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, Wilson Santos. As questões nacionais foram abordadas pelo presidente do ITV, José Aníbal.


Em Vitória, o debate foi sobre a competitividade do Brasil em mercados globais. O encontro “Caminhos para o Sudeste” foi realizado no dia 13/11, com palestra do economista Mansueto Almeida e a presença do vice-governador do Espírito Santo, César Colnago.


O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, e o ex-secretário de Transportes de São Paulo, Frederico Bussinger, foram os palestrantes do encontro “Caminhos para o Nordeste”, realizado em Recife, no dia 27/11, com o tema da mobilidade urbana. Mediado pelo presidente do ITV, José Aníbal, o encontro teve a participação de prefeitos, deputados e vereadores do PSDB e de partidos de oposição.


 


Confira algumas opiniões sobre os debates realizados pelo ITV


"É importante que as fundações políticas, como o ITV, entendam a política com P maiúsculo. Alguns temas transcendem os limites de partido e é muito importante que nos dediquemos a debatê-los, ajudando na construção de uma opinião pública a respeito das diversas matérias, com visão ampla."
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República


"A iniciativa de debater temas importantes, de forma clara, demonstra a preocupação do PSDB com o futuro do país. Consolidamos nosso papel de alternativa qualificada, preparada, experiente e corajosa, para que esse ciclo perverso de governo do PT possa ser substituído por um outro virtuoso ciclo, onde a ética e a eficiência possam caminhar juntas."
Aécio Neves, presidente nacional do PSDB


"Estamos passando por um momento muito estimulante com a promoção desses encontros Brasil afora. Estamos otimistas e iremos intensificar nossas reuniões e comunicação com a sociedade. Temas e interesse não nos faltam. Vamos associar amigos, simpatizantes, filiados do partido, conversar, elaborar propostas e atualizar nosso programa. O que o Brasil quer é olhar adiante, ter um horizonte."
José Aníbal, presidente nacional do ITV


"É de suma importância quando um instituto de partido político investe na formação de quadros e diversifica o pensamento da sociedade brasileira. Temos visto em todo o Brasil belas discussões, que nos fazem pensar e fomentam o contraditório. O ITV cumpre muito bem com sua mais nobre missão."
Bruno Araújo, deputado federal (PSDB-PE), líder da Minoria na Câmara


"O ITV é o nosso grande patrimônio, é onde a gente pensa, formula e aponta os caminhos para o futuro. Estamos sem governo no Brasil atualmente. É hora de o PSDB pensar e formular caminhos para o país."
André Regis, vereador em Recife, presidente do PSDB municipal e diretor do ITV


"Estamos discutindo o futuro do país, apresentando propostas que vão melhorar a vida das pessoas. O Brasil vive uma grande crise; e o PSDB é a alternativa dos brasileiros.”
Márcio Bittar, presidente da seção estadual do ITV no Acre


“Toda essa movimentação do ITV mostra que o PSDB é uma alternativa ao país, porque é propositivo e sabe apontar os caminhos. Essas contribuições são essenciais para o debate que acontecerá ano que vem nas eleições municipais. Temos que ouvir e ter o sentimento das pessoas de todos os cantos do Brasil.”
Daniel Coelho, deputado federal (PSDB-PE)


“O ITV tem papel central nesse movimento de reconstrução de ideias em favor de um Brasil que queremos: um Brasil que gere oportunidades, que resolva os problemas graves da sociedade. Por isso, esses encontros são muito especiais.”
Betinho Gomes, deputado federal (PSDB-PE)


“Espero que os governos não só entendam esses eventos promovidos pelo PSDB e ITV como uma crítica, mas que utilizem os bons programas, projetos e ideias que estamos apresentando.”
Antônio Imbassahy, deputado federal (PSDB-BA)


“Cumprimos nosso papel como oposição e o governo deveria ouvir os alertas que fazemos para encontrar o caminho correto.  Os seminários mostram que o PSDB tem interesse em construir um Brasil melhor e capaz de crescer.”
Geovânia de Sá, deputado federal (PSDB-SC)


“Procuramos aliar as melhores ideias e construir uma alternativa viável e capaz de recolocar a nação nos trilhos do crescimento.”
Alexandre Baldy, deputado federal (PSDB-GO)


“O PSDB se preocupa em sair tão somente da crítica e apontar uma agenda, discutir o nosso futuro. É preciso dialogar com a sociedade e mostrar a necessidade de ajustes. O Estado precisa passar por uma reforma e ser pensado de maneira franca, aberta e transparente, algo que falta ao atual governo.”
Pedro Cunha Lima, deputado federal (PSDB-PB)


“O governo optou pelo caminho mais fácil de aumentar impostos e transferir o ônus da crise para o trabalhador. É por isso que o PSDB realiza um amplo debate sobre as conjuntura nacional e mundial e aponta soluções para a crise, soluções criativas.”
Major Rocha, deputado federal (PSDB-AC)


“Nós temos o compromisso não só de apontar os erros, como também de indicar, as alternativas de saída para essa crise estratosférica que se criou nos últimos anos por conta de um conjunto de erros que o atual governo petista impôs à sociedade.”
Alfredo Kaeffer, deputado federal (PSDB-PR)


“Nesses debates, estamos elaborando um plano de diretrizes para que todos os candidatos do PSDB tenham linguagens similares.  A unidade de propostas e discursos é fundamental para melhorar a qualidade de nossas gestões.”
Elias Gomes, prefeito de Jaboatão dos Guararapes

Comentários