Gestão Eficiente
Os municípios e seus desafios: confira a súmula do seminário realizado com o apoio do ITV
21 de Agosto de 2017
A atual crise brasileira pode ser vista pelos grandes números como a baixa no PIB, o déficit fiscal, a alta taxa de desemprego. Mas existe uma maneira bem próxima ao dia a dia dos brasileiros para se perceber as consequências desses índices negativos: o ponto de vista dos administradores públicos municipais. Prefeitas e prefeitos de todo o Brasil são quem têm na prática "segurado as pontas" da derrocada econômica brasileira gestada durante a era PT.

De acordo com levantamento da própria Firjan divulgado no início deste mês de agosto, 86% dos municípios brasileiros estão com situação fiscal crítica ou difícil. É o pior nível desde 2006, quando foi iniciado o levantamento. São apenas 13,8% os municípios que estão em situação boa e 0,8% em situação de "excelência" segundo o levantamento feito com dados do Tesouro Nacional.

Hoje, 82% dos municípios brasileiros não conseguem gerar nem 20% de suas receitas. Apenas 136 municípios (2,4%) obtêm com suas receitas mais de 40% de suas receitas. Em 55% das prefeituras mais da metade da arrecadação vai para a folha. E chega a 2.091 o número de cidades que estão na ilegalidade, descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Com o propósito de ouvir os prefeitos brasileiros frente a esse ambiente de privação, foi realizado, com o apoio do Instituto Teotônio Vilela (ITV), o seminário "Os municípios e seus desafios - Crise Fiscal, Planejamento e Investimento", no dia 11 de agosto, na Escola de Administração da FGV em São Paulo. O evento faz parte de uma série de iniciativas do ITV com universidades para promoção de debates voltados à gestão pública.

Moderado pelo economista Nelson Marconi, professor de finanças públicas do curso de Administração Pública, o evento contou com a participação de Raquel Lyra, prefeita de Caruaru (PE), e Eduardo Leite, ex-prefeito de Pelotas (RS), ambos do PSDB; e do PSB estavam presentes Débora Almeida, prefeita de São Bento do Una (PE), e Jonas Donizette, prefeito de Campinas (SP) e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Também participaram do debate o diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, Felipe Salto, e o presidente da regional São Paulo do ITV, Fabricio Cobra Arbex.

Clique aqui para ler e fazer o download da SÚMULA do evento

Comentários