Gestão Eficiente
Encontros para pré-candidatos promovidos pelo ITV reúnem mais de 6 mil tucanos em todo o país
16 de Agosto de 2016
Mais de 6 mil participantes, entre tucanos que vão disputar as eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador em 2016 e militantes do PSDB, participaram das 14 edições do Curso para Pré-Candidatos promovido pelo Instituto Teotônio Vilela. Entre maio e julho, a equipe de consultores, jornalistas, advogados e dirigentes do ITV percorreu as cinco regiões do Brasil, oferecendo treinamento e troca de experiências para preparar quem vai sair candidato em outubro.

Cada curso durou em média 4 horas, o que dá uma soma de pelo menos 56 horas de orientações e dicas sobre o melhor uso das redes sociais, estratégias de comunicação e marketing, além de respostas para dúvidas sobre as novas regras da legislação eleitoral. Os tucanos também assistiram a palestras sobre a social-democracia e os 28 anos de história do PSDB.

Em um ano de tantas novidades na legislação, um calendário mais curto e as consequências da crise política nacional, o curso promovido pelo ITV destacou a importância de um bom planejamento na hora de definir estratégias de campanha e montagem da equipe que vai às ruas e aos meios digitais e eletrônicos pedir o voto do eleitor.

Clique e confira as palestras do curso
Legislação Eleitoral
Comunicação e Marketing
Redes Sociais


"Nas eleições deste ano, não haverá mais jogo de cena. Será apenas o candidato, sem invenções mirabolantes. E aquele que gastar sem se justificar será cassado antes de assumir", afirma o presidente do ITV, senador José Aníbal. "Por isso, esse treinamento oferecido pelo ITV será bastante útil para aqueles que vão concorrer em outubro." 

O presidente do instituto, que fez a abertura de diversas edições do curso, destaca o quanto os tucanos devem ter orgulho do partido e do papel desempenhado pelas administrações municipais e estaduais Brasil afora, além da criação do Plano Real e dos oito anos do governo federal de Fernando Henrique Cardoso.

"O PSDB nasceu no contexto da transição democrática no Brasil. É o partido do Plano Real, da responsabilidade fiscal na administração pública e dos avanços sociais. Mas o projeto seguinte ao nosso, embora tenha recebido uma boa herança, conseguiu devastar o país", diz José Aníbal. "Agora temos de olhar para frente. O PSDB é o partido que tem condições de dar novo rumo ao país. Queremos bons candidatos a prefeito e vereador, que serão bons gestores públicos e que ajudarão a aumentar a presença do PSDB no país."


Saiba mais sobre cada edição do Curso para Pré-Candidatos do ITV

Recife
Sob o comando do vereador André Regis, conselheiro do ITV e um dos idealizadores do curso, a edição de estreia na capital pernambucana reuniu cerca de 200 pré-candidatos e contou com a presença do ministro das Cidades, Bruno Araújo. Em Pernambuco, o instituto é presidido pelo ex-governador Joaquim Francisco e o PSDB, pelo deputado estadual Antônio Morais de Andrade Neto. O curso foi realizado no dia 21 de maio, no auditório da Universidade Maurício de Nassau (UniNassau).




Vitória

O curso na capital capixaba foi realizado no dia 4 de junho. Comandado pelo presidente do ITV, senador José Aníbal, contou com a presença do vice-governador do Espírito Santo, César Colnago, do senador Ricardo Ferraço e do deputado federal Max Filho, além do ex-presidente do ITV e ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas e do presidente do ITV-ES, Nerleo Caus. Mais de 600 tucanos estiveram presentes no Centro de Convenções de Vitória.




Rio de Janeiro

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, falou aos 250 participantes do treinamento abordando, entre outros temas, a necessidade da reforma política e as dificuldades que as administrações municipais enfrentam. O curso foi realizado no dia 11 de junho, no hotel Windsor Guanabara, com a participação do senador José Aníbal, do presidente do PSDB fluminense, deputado federal Otávio Leite, e do presidente da seção estadual do ITV, Igor Abdalla.





Manaus

Em Manaus, também no dia 11 de junho, o curso foi comandado pela presidente do ITV amazonense, Gina Rego Gama, e recebeu cerca de 150 tucanos vindos de 50 municípios do estado. O encontro, realizado no hotel Taj Mahal, integrou uma série de eventos que o PSDB-AM realizou no mesmo fim de semana, para reunir lideranças políticas da região e debater as eleições municipais.




Ribeirão Preto

O deputado federal Duarte Nogueira e o diretor de Formação do ITV, César Gontijo, foram os anfitriões em Ribeirão Preto, onde o curso foi realizado em parceria com o diretório municipal do PSDB. Cerca de 150 pré-candidatos de cidades da região participaram do encontro, realizado no auditório da Câmara Municipal.






Palmas

Na capital do Tocantins, o encontro foi mediado pela presidente da seção estadual do ITV, Simone Sandri, e contou com as presenças do presidente estadual do PSDB, senador Ataídes Oliveira, e da presidente do PSDB Mulher Tocantins, Cinthia Ribeiro. Cerca de 150 pré-candidatos compareceram ao treinamento, realizado no dia 25 de junho, no auditório do Hotel Rio do Sono.






Belo Horizonte

Cerca de 2 mil pessoas participaram do Encontro de Lideranças e do Curso para Pré-Candidatos na capital mineira, no dia 1º de julho. Comandado pelo deputado Domingos Sávio, presidente do PSDB-MG, o evento teve a participação do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves; do presidente nacional do ITV, senador José Aníbal; do senador Antônio Anastasia e de deputados federais e estaduais de Minas.






Campo Grande

Mais de 400 pré-candidatos sul-matogrossenses participaram do curso em Campo Grande, realizado no dia 2 de julho, no SEDESC. O evento foi comandando pelo presidente do PSDB-MS, Márcio Monteiro, e pelo presidente da seção estadual do ITV, Ricardo Senna.



Florianópolis

Mais de 250 tucanos, além de filiados e apoiadores do partido, participaram do encontro no dia 9 de julho, em São José, na Grande Florianópolis. O evento foi comandado pelo senador José Aníbal, ao lado do presidente do ITV catarinense, senador Dalírio Beber, e do presidente do PSDB-SC, deputado estadual Marcos Vieira. Também participaram do evento o senador Paulo Bauer; o diretor de Gestão Corporativa do PSDB, João Almeida; e parlamentares tucanos de Santa Catarina.





Natal

O curso realizado na capital do Rio Grande do Norte, no mesmo dia 9 de julho, reuniu quase mil participantes. Comandado pelo deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB potiguar, e pela presidente do ITV-RN, Izabel Helena, o curso também contou com a presença da deputada estadual Márcia Maia.





Brasília

Realizado no dia 14 de julho, o curso foi voltado para os tucanos da região do Entorno do Distrito Federal, que agrega 19 municípios de Goiás e três de Minas Gerais. Conduzido pelo presidente do PSDB-DF, deputado federal Izalci Lucas, os debates contaram com a participação do presidente do ITV-DF, André Clemente; do presidente do PSDB-GO, Afrêni Gonçalves; e do diretor financeiro do ITV-GO, Múcio Bonifácio, além do deputado federal Giuseppe Vecci. Cerca de 150 pré-candidatos compareceram ao auditório do Interlegis.




Teresina

Na capital do Piauí, o curso realizado no auditório da Assembleia Legislativa reuniu cerca de 200 tucanos. O treinamento teve como anfitrião o deputado estadual Firmino Paulo e também contou com a participação do presidente do PSDB-PI, deputado estadual Marden Meneses.






Sinop

Com um público estimado de 350 pessoas, a rodada mato-grossense reuniu filiados do PSDB de pelo menos 20 cidades da região Norte do Estado. Os participantes foram recepcionados pelo presidente do PSDB-MT, deputado federal Nilson Leitão, e pelo presidente da secção estadual do ITV, Carlos Antônio Borges Garcia. O encontro foi realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, no dia 23 de julho.





Fortaleza

Também no dia 23 de julho, a equipe do ITV esteve em Fortaleza para uma rodada de treinamento com cerca de 400 tucanos cearenses. O evento, realizado no hotel Luzeiros, foi comandado pelo presidente do ITV no estado, deputado federal Raimundo Gomes de Matos, e pelo diretor de Marketing Político e Eleitoral do ITV, Cícero Lucena.






Conheça a equipe de especialistas do ITV


Comunicação e Marketing na Campanha Municipal
Alexandre Modonezi: economista, professor e gestor público, é consultor do ITV
André Lacerda: jornalista com larga experiência em campanhas políticas, é consultor do ITV/PSDB
Murilo Medeiros: cientista político com atuação em campanhas, integra a equipe de consultores do ITV/PSDB

Legislação Eleitoral
Afonso Ribeiro e Gustavo Kanffer são advogados especialistas em Direito Eleitoral e integrantes do Departamento Jurídico do PSDB.

Redes Sociais
Fabiano Lana: jornalista com grande experiência em assessoria legislativa e campanhas, é consultor do ITV/PSDB
Vitor Diniz: cientista político com experiência em assessoria legislativa e campanhas
Michele Maia: jornalista, é assessora da Liderança do PSDB na Câmara
Thiago Lima: cientista político, é assessor legislativo

 

Comentários