Gestão Eficiente
PSDB comemora 28 anos com histórico de luta pela democracia e fortalecimento da economia
04 de Julho de 2016

Fundado em 25 de junho de 1988, o PSDB comemora 28 anos de fundação. Ao longo destas quase três décadas de existência, o partido foi responsável por algumas das mais importantes conquistas sociais, políticas e econômicas alcançadas pelo Brasil, estabelecendo as bases para a consolidação da democracia no país.


Foi graças ao PSDB que o país conseguiu, por meio do Plano Real, estabilizar a economia após anos inflação desenfreada. No primeiro ano do governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1995, o país registrou uma inflação de 22,41%, contra incríveis 916,46% do ano anterior. Com as medidas implantadas por FHC, o país conteve a hiperinflação e a especulação, recuperando o poder aquisitivo dos trabalhadores e a confiança dos brasileiros no país.


Durante esses 28 anos de história, o PSDB também foi responsável pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que disciplinou os gastos públicos no país, com base no princípio de que os governantes precisam controlar suas despesas e investimentos de acordo com o orçamento disponível.


O aniversário do PSDB foi celebrado por diversos tucanos. O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, ressaltou os feitos do partido durante os últimos 28 anos, mas também frisou a capacidade que o partido tem para ajudar o Brasil a construir um futuro melhor, onde a “ética, a eficiência e a ousadia possam caminhar juntas”.


O ministro das Relações Exteriores, José Serra, destacou que o partido deve lutar por aquela que é uma de suas principais bandeiras desde a fundação: o parlamentarismo. Para Serra, o presidencialismo brasileiro tem sido uma “fábrica de crises” e a troca de sistema representaria a solução para esse problema.


O governador do Paraná, Beto Richa, salientou o “compromisso” que o PSDB tem com os brasileiros e ressaltou que o partido está preparado para os novos desafios que se apresentam no país.

CLIQUE AQUI e confira os momentos mais marcantes do partido e do Brasil 


Confira abaixo os depoimentos dos tucanos sobre o aniversário de 28 anos do PSDB:


Senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB
“É com muita alegria, mas também com muita responsabilidade, que o PSDB comemora seus 28 anos de vida. 28 anos trabalhando em favor do Brasil, com seriedade, com respeito a cada cidadão brasileiro, mas principalmente com coragem para fazer as mudanças que eram necessárias. Durante esse período, nós governamos milhares de prefeituras, governamos dezenas de estados e governamos o Brasil por um bom período, no período do presidente Fernando Henrique. E foi ali que o PSDB construiu as bases da recuperação da economia, da respeitabilidade do país, e das reformas estruturais, como o Plano Real, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, que permitiram ao Brasil sonhar com um futuro melhor. Por isso, cada tucano, cada tucana, pode olhar para trás no retrovisor da história, e se orgulhar da caminhada que nós fizemos até aqui. Mas pode, principalmente, olhar para o futuro, sabendo que o PSDB continua mais vivo do que nunca, com um projeto para fazer que no Brasil, dentro de algum tempo, a ética, a eficiência e a ousadia possam caminhar juntas. Portanto, eu cumprimento cada tucano, cada tucana de cada canto desse imenso país com a mesma energia, com a mesma coragem e, principalmente, com a mesma esperança de que nós teremos, ainda, a possibilidade de construir um tempo novo no Brasil. Hoje, agindo com a responsabilidade de sempre, damos suporte, damos apoio político a este governo de transição, mas sabendo que o nosso projeto e o nosso sonho de governar o Brasil está e estará cada vez mais vivo. Parabéns a cada tucano, parabéns a cada tucana e juntos, vamos construir, no dia a dia, com a responsabilidade que eu disse inicialmente, e com a coragem que jamais nos faltou, um tempo cada vez melhor para cada brasileiro, para cada brasileira.”


Senador José Aníbal, presidete nacional do ITV
"O PSDB teve seu momento fundador em 1988. Seis anos depois, aquilo que nos levou à constituição do partido se tornou um programa de governo que tirou o Brasil da crise, que consolidou uma nova moeda - o Real, que terminou com a inflação e que criou a Lei de Responsabilidade Fiscal e programas sociais eficientes de combate à pobreza, de combate às desigualdades.
Agora estamos diante de um novo desafio. Fazer o Brasil sair desta crise. E o Brasil sabe que pode contar com o PSDB. Com a mesma convicção e compromisso com os brasileiros que nortearam a nossa ação ao longo desses 28 anos, o PSDB renovado afirma seu compromisso hoje de contribuir para o país sair da crise, virar a página e definitivamente construir um país melhor, mais acolhedor para todos os brasileiros." (Assista!)


José Serra, ministro das Relações Exteriores
“Na sua fundação, ao final da Assembleia Constituinte, o PSDB reuniu o setor de parlamentares mais engajado na luta pelo parlamentarismo. Neste 28 aniversário da sua criação nada mais apropriado do que reerguer a sua bandeira de origem. O presidencialismo no Brasil tem sido uma fábrica de crises, basta lembrar que dos quadros presidentes eleitos após 1988 dois não terminaram o mandato, foram substituídos pelos seus vices. No presidencialismo a troca de governo envolve grandes traumas políticos. No parlamentarismo a troca de governo é a solução.”


Deputado federal Antonio Imbassahy (BA), líder do PSDB na Câmara
“Um partido não é uma simples reunião de pessoas – ele surge da união em torno de ideais, valores e metas. E o PSDB nasceu há 28 anos ancorado justamente em torno de um propósito comum, como descreveu em sua ata de fundação: ‘longe das benesses oficiais, mas perto do pulsar das ruas, para fazer germinar novamente a esperança’ – expressão que nunca foi tão atual. É, em sua essência, um partido que busca conciliar política e ética, a partir da responsabilidade com o gasto público, aliada a excelência na gestão e à preocupação com o bem estar social.”


Senador Cássio Cunha Lima (PB), líder do PSDB no Senado
“Ser PSDB é ser a favor do Brasil.”


Beto Richa, governador do Paraná
“O PSDB tem um compromisso com os brasileiros, comprovado quando o nosso governo acabou com a inflação e retomou o crescimento. Agora, ao completar 28 anos de fundação, o PSDB está pronto para novos desafios. Porque, quem criou o Plano Real e deu estabilidade ao País, tem autoridade para recolocar o Brasil no caminho do desenvolvimento. Como governador do Estado do Paraná, tenho certeza de que o PSDB, mais uma vez, vai tornar realidade o sonho dos brasileiros por um País mais justo e mais digno.”


Simão Jatene, governador do Pará
“O PSDB, nesses 28 anos, entre as suas marcas tem tido uma que é extremamente importante, que é jamais se omitir diante dos momentos mais críticos do país. Mesmo entendendo que toda construção é necessariamente uma construção coletiva, o partido tem buscado estar atento e unido com a sociedade na hora da defesa dos seus valores mais profundos, desde a sua criação. Mesmo sem ter a pretensão de ser o motor da história, o partido não se contenta em ir a reboque dela. E, sem dúvida, tem tido um papel importante na construção conjunta, com cada brasileiro. Essa é uma das marcas do PSDB.”


Marconi Perillo, governador de Goiás
O PSDB é dos grandes responsáveis pelas maiores transformações na vida brasileira, tendo na estabilidade econômica seu principal alicerce. Nosso partido estancou a inflação, restabeleceu o equilíbrio da economia e fincou as bases que regem o equilíbrio fiscal do poder público.


Reinaldo Azambuja, governador de Mato Grosso do Sul
“O PSDB mais uma vez assume o papel de protagonista nas mudanças do nosso país. Assumimos o governo pela primeira vez em Mato Grosso do Sul e tenho certeza que muito em breve estaremos fortalecidos para assumir o comando do país e promover justiça social com desenvolvimento e geração de empregos. Parabéns PSDB pelos 28 anos.”


Firmino Filho, prefeito de Teresina
“Gostaria de salientar a importância do PSDB na construção da história política contemporânea no Brasil. O PSDB nesta sua curta trajetória já prestou relevantes serviços ao nosso país, especialmente na década de 90 quando esteve no poder e conduziu um conjunto significativo de reformas no Brasil, não apenas isso, foi protagonista da reestruturação do Estado e da criação de políticas econômicas e sociais importantes. Continuamos com esse espírito reformista e esperamos que, na oposição ou no governo, o PSDB possa colaborar com o amadurecimento da nossa recente democracia e, simultaneamente, gerar um país com mais igualdade e com mais dinamismo econômico”


Rui Palmeira, Prefeito de Maceió
“Desde sua fundação, há 28 anos, o PSDB vem ajudando o Brasil a cumprir as mais importantes missões de uma nação: a manutenção da democracia, com crescimento econômico e desenvolvimento social. Sempre atual em sua ideologia, é um grande partido, com relevância para a política brasileira. Como primeiro Prefeito de Maceió pelo PSDB, sigo com firmeza sua proposta para redução das desigualdades sociais, pelo crescimento sustentável e pela transformação de minha cidade em um lugar melhor para os maceioenses. Parabéns, PSDB!”


Luislinda Valois, secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
“Sou grata ao PSDB por me permitir, por meio da política, contribuir pra mudar uma realidade triste para os negros deste país. Por mais igualdade e justiça, continuaremos a lutar!”


Marcos Fernandes, presidente da Diversidade Tucana
“PSDB 28 anos – Orgulho de ser tucano. Orgulho do Plano Real. Orgulho de ser o PSDB o partido que mais criou políticas públicas em defesa da população LGBT e que trabalha para que o Brasil seja mais justo, tolerante e solidário.”


Teotonio Vilela Filho, presidente do PSDB Alagoas
“Com muito orgulho, sou tucano há 26 anos. No PSDB, que presidi nacionalmente por cinco anos, fui eleito duas vezes senador da República e duas vezes Governador de Alagoas. Levo na minha vida pública, com muita convicção, a história e as bandeiras democratas, cidadãs e éticas do meu partido. Parabéns ao PSDB pelos 28 anos fazendo política com decência e compromisso com o nosso Brasil.”


Ruy Carneiro, presidente do diretório do PSDB na Paraíba
“Tenho muito orgulho de fazer parte desse partido que tem como lema lutar para melhorar a vida dos brasileiros”


Juvenal Araújo, presidente nacional do Tucanafro
“O PSDB foi o partido que liderou o Brasil em um de seus momentos mais difíceis, quando não havia estabilidade econômica, nem credibilidade. Com trabalho, planejamento e muita competência foi criada a base que permitiu tantos avanços sociais. É necessário agora escrevermos novamente uma história de sucesso pro nosso país, especialmente para quem mais precisa!”


Henrique Vale, presidente nacional da Juventude do PSDB
“Das primeiras reuniões ocorridas na Rua São João até hoje, um elemento uniu inúmeros homens e mulheres em torno de um projeto político de mudança da realidade: a esperança. Foi ela que nos fez, solitários, cerrar fileiras em defesa do parlamentarismo no plebiscito de 1993. Em 1994 só ela poderia ter gestado o maior plano de estabilização econômica e social, o Plano Real – num contexto histórico de cidadãos descrentes, inflação inercial e política econômica autoritária – com base no franco diálogo com a sociedade. “Esse é o partido que nasce alicerçado na esperança”, disse Mario Covas no histórico 25 de junho de 1988. Desde então, tem sido essa esperança a força motriz de um partido que confia na democracia como um valor em si mesmo e na igualdade como um objetivo alcançável. Inspirado nesse ideário o PSDB nestes últimos 28 anos de existências criou perspectivas sem despertar ilusões e realizou reformas profundas que mudaram para melhor a vida dos brasileiros. É assim também que nos preparamos para o futuro, como opção àqueles que buscam mudança com seriedade, prática de resultados e defesa intransigente dos valores democráticos.”


Solange Jurema, presidente nacional do PSDB Mulher
“Nos 28 anos do PSDB sou testemunha, como presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, que o partido é a melhor opção para quem defende os direitos das mulheres o enfrentamento à violência, o preconceito e a discriminação contra elas.”


(Do site do PSDB)

Comentários