Eleições
Um em cada cinco brasileiros vive em cidades que elegeram ou reelegeram prefeitos do PSDB
04 de Outubro de 2016
A partir de 2017, as prefeitas e os prefeitos eleitos ou reeleitos pelo PSDB no primeiro turno das eleições municipais vão administrar cidades que superam 37,5 milhões de habitantes - mais de 18% da população brasileira estimada pelo IBGE para 2016. Esse contingente ainda pode crescer em quase 16 milhões de pessoas e atingir aproximadamente 54 milhões, se contadas as 8 capitais e 11 municípios em que haverá segundo turno com o número 45 nas urnas. São números que consolidam o PSDB como o partido mais vitorioso da votação de 2016.

Trata-se de uma grande responsabilidade e também um sinal inequívoco da confiança dos brasileiros no jeito tucano de administrar: gestão ética e eficiente, com responsabilidade fiscal e sensibilidade social unidas em prol do bem-estar dos cidadãos.

Como mostrou o jornal Folha de S. Paulo, o PSDB obteve o melhor desempenho nas eleições municipais desde 2000, somando mais de 17,6 milhões de votos no domingo passado. Agora, os tucanos e tucanas têm mais quatro semanas para fazer esse importante resultado ser ainda melhor nas 19 cidades em que o partido encabeça as chapas que disputam o segundo turno.

Só em São Paulo, os 164 municípios que elegeram candidatos e candidatas do PSDB no primeiro turno reúnem 20 milhões de habitantes, dos quais 12 milhões na capital paulista. Os paulistanos deram uma inédita vitória em primeiro turno para os tucanos, com a eleição de João Doria.

O partido também foi vencedor em outros importantes colégios eleitorais do estado, como São José dos Campos, com Felício Ramuth; Santos, que reelegeu Paulo Alexandre Barbosa; Mogi das Cruzes, com Marcus Melo; e Piracicaba, que elegeu mais uma vez o ex-prefeito Barjas Negri.

Em Minas Gerais, são 132 cidades em que o 45 foi o número favorito dos eleitores. Nesses municípios vivem mais de 2,7 milhões de pessoas, contingente que pode mais do que dobrar se João Leite e Alex de Freitas vencerem as disputas em segundo turno em Belo Horizonte e Contagem. As duas cidades da região metropolitana somam 3,2 milhões de mineiros.

Ao todo, o PSDB já terá a missão de administrar 51 cidades com mais de 100 mil habitantes em 17 de 26 estados. Esse número poderá chegar a 70 ao final do segundo turno.

Confira AQUI a lista das prefeitas e prefeitos tucanos que foram eleitos ou reeleitos e já têm posse marcada para 1º de janeiro.

Se preferir, faça o download da planilha AQUI.

Comentários