PSDB
Tucanas gaúchas e catarinenses se preparam para as eleições de 2020
16 de Julho de 2019
Eventos promovidos pelo PSDB-Mulher reuniram tucanas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, no último fim de semana. As gaúchas realizaram o 1º Encontro de Mulheres do Rio Grande do Sul 2019/2021; e as catarinenses participaram de curso de capacitação política.

Em Porto Alegre, no domingo (14/07), a presidente nacional do segmento, Yeda Crusius, esteve presente ao lado da presidente estadual, Paula Ioris, e da presidente de honra do PSDB-Mulher RS, Angela Sarquiz. Em discussão, as ações para as eleições municipais, o incentivo para as novas lideranças e a formação das mulheres para o pleito.

O desafio em 2020 é de, no mínimo, duplicar as nominatas municipais, elegendo mais prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras do que o número alcançado em 2016, quando foram eleitas três prefeitas, duas vices e 42 vereadoras.

O presidente do PSDB-RS, Mateus Wesp, e deputada estadual Zilá Breitenbach também participaram do encontro.

Trabalho 
Angela Sarquiz ressaltou que, no Rio Grande do Sul, o esforço das mulheres é intenso pela conquista de mais espaços na política. "Todos os municípios do Rio Grande do Sul onde houve convenção em 2019, 30% de mulheres nos diretórios e executivas. Todos conscientes da importância da participação da mulher na política", destacou.

Em Florianópolis, no domingo (14/07), houve curso de capacitação para as tucanas que atuam ou queiram atuar politicamente no estado. Representantes de 40 municípios compareceram ao evento, intitulado "Quem somos, nossos objetivos e ações para as eleições de 2020".

O encontro também contou com a participação da presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius. "Excelente encontro. "Foi um prazer poder participar de tanta qualidade e entusiasmo", ressaltou ela.

Confiança
A presidente do PSDB-Mulher de Santa Catarina, Luzia Coppi Mathias, demonstrou confiança no aumento do número de candidatas às câmaras municipais e prefeituras, a partir da participação de mulheres tucanas ou simpatizantes que possam querer atuar na política.

"Obrigada, presidente Yeda, pela presença", agradeceu Luzia Coppi. "O apoio do nosso presidente Marcos Tebaldi e da nossa deputada Geovania de Sá foi fundamental para o sucesso do evento", concluiu.

Expectativas
Rosalina Batista, do PSDB-Mulher do Paraná, disse que aguarda encontro semelhante por lá. "O Paraná aguarda uma agenda com as mulheres tucanas de todo o estado." A primeira-secretária nacional do PSDB-Mulher, Angela Sarquiz, também elogiou o encontro.

"Parabéns, mulheres de Santa Catarina, o encontro estadual foi excelente, reunindo tucanas de mais de 40 municípios. Pauta importante. Rumo às eleições 2020", destacou Angela Sarquiz.

Eliana Piola, do PSDB-Mulher e do Instituto Teotonio Vilela (ITV) de Minas Gerais, ressaltou a importância dos cursos de capacitação. "As tucanas com certeza chegarão muito preparadas para as eleições 2020", disse.

Do PSDB-Mulher

Comentários