PSDB
Tucanas debatem participação feminina na política durante encontros em Natal e João Pessoa
29 de Outubro de 2019
O PSDB-Mulher do Rio Grande do Norte reuniu, na sexta-feira (25/10), prefeitas, vice-prefeitas, presidentes de Câmaras Municipais, vereadoras, pré-candidatas, militantes e simpatizantes do partido para debater formas de fortalecimento da presença feminina nas eleições. O evento foi comandando pela presidente do PSDB-Mulher no estado, Larissa Rosado, e contou com a presença da presidente nacional do segmento, ex-governadora Yeda Crusius (RS).

O encontro teve como objetivo reforçar a importância da presença das mulheres no processo político. Segundo Yeda Crusius, o PSDB espera oferecer candidaturas que estejam antenadas com as necessidades da sociedade brasileira. Yeda também ressaltou a iniciativa do diretório potiguar, ao convocar as mulheres para debater o futuro das nossas cidades. "Este momento é de grande importância, por abrir as portas do partido para que as mulheres possam perceber o quanto podem contribuir com o crescimento dos nossos municípios, estados e do país", disse.

Para Larissa Rosado, o evento foi uma oportunidade para mostrar ao Rio Grande do Norte que a legenda espera não apenas cumprir a cota de participação feminina nas eleições, mas oferecer candidaturas qualificadas e com capacidade de contribuir com o crescimento dos municípios potiguares. "Inclusive esperamos, com a maior participação feminina, ampliar o debate sobre assuntos de importância para a sociedade nas eleições do próximo ano", disse.

Além de Yeda, o evento contou com a coordenadora regional do PSDB Mulher no Nordeste, ex-deputada Iraê Lucena. As tucanas também tiveram curso sobre o "Uso de Redes Sociais e Campanha Eleitoral", sob o comando da jornalista Anna Ruth Dantas. Na oportunidade, foi anunciado o nome de Adriana Trindade para o secretariado do PSDB Mulher em Natal.

Também estiveram presentes no evento a ex-deputada federal e vereadora de Mossoró, Sandra Rosado, prefeitas e vice-prefeitas, vereadoras e lideranças de várias regiões do Estado, além do presidente da Juventude Tucana no Rio Grande do Norte, Geyson Barbosa.

João Pessoa
No domingo (27/10), foi a vez de as tucanas na Paraíba se reunirem para debater o papel da legenda nas eleições de 2020 e as dificuldades para as candidaturas femininas. No encontro, Yeda Crusius defendeu a ampliação da participação das mulheres na política.

O evento comemorou os 20 anos do PSDB-Mulher e foi aberto pelo deputado federal Pedro Cunha Lima, presidente da Comissão de Educação da Câmara, presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV) e presidente estadual do PSDB paraibano. Ele fez uma análise da conjuntura atual e do papel do PSDB nas próximas eleições, destacando as ações que vêm sendo desenvolvidas para ampliar a participação feminina na política.

As tucanas também participaram de uma mesa redonda com o tema "A importância da Criação do PSDB Mulher nos Municípios". A mesa foi composta por Yeda Crusius, Iraê Lucena, Maria Rodrigues Farias (prefeita de Alagoinha e presidente estadual do PSDB-Mulher na Paraíba). As moderadoras foram Isa Arroxelas (membro da Executiva Estadual do PSDB-Mulher paraibano) e Karina Pimenta (2° secretária da Executiva Estadual do segmento no estado).

Yeda Crusius e Glória Cunha Lima receberam a medalha Paraíba Mulher Forte, um reconhecimento ao trabalho realizado em benefício da transformação social.

Também participam do encontro em João Pessoa a deputada estadual e vice-presidente do PSDB paraibano, Camila Toscano; os deputados federais Edna Henrique e Ruy Carneiro; os deputados estaduais Tovar Correia Lima e João Henrique, além de Lauremília Lucena (2° vice-presidente da Executiva Estadual do PSDB-Mulher na Paraíba), Yara Nelly (vereadora de Duas Estradas e coordenadora do Legislativo da Executiva Estadual do PSDB-Mulher) e Larissa Rosado, que representou as presidentes do PSDB-Mulher da região Nordeste.

(*) Do PSDB-RN e do PSDB-PB

Comentários