Gestão Eficiente
Seções estaduais e municipais ampliam atuação do ITV e fortalecem o debate sobre temas nacionais e regionais
27 de Julho de 2017
Chamado de "braço acadêmico" do PSDB, o Instituto Teotônio Vilela (ITV), centro de formação e formulação política do partido, tem atuação nos 27 estados brasileiros e também nos municípios por meio das seções estaduais e subseções municipais. O objetivo dessas instâncias é dar capilaridade à atuação do Instituto, reverberando a discussão de temas nacionais, aprofundando o debate sobre os temas regionais e contribuindo para a divulgação doutrina social-democrata.

"O ITV é um canal de debate partidário com as bases, com a militância. Quanto mais fortalecido regionalmente, como tem sido nosso objetivo, com aumento da participação dos dirigentes estaduais e municipais, com ampliação da formação política e técnica e com fomento das discussões locais, mais o Instituto estará preparado para propor uma renovação programática, com formulação de novas ideias e políticas públicas", avalia José Aníbal, presidente nacional do ITV.

Conforme previsto no estatuto e a exemplo do que acontece no âmbito nacional, as seções e subseções são lideradas por um diretor (também chamado de presidente estadual) e quatro coordenadores (Estudos e Pesquisa; Formação e Aperfeiçoamento; Marketing Político e Eleitoral; e Financeiro). Os membros dessa diretoria - estadual ou municipal - são indicados pela Executiva Estadual do PSDB e designados formalmente pelo presidente nacional do ITV.

Conheça o ESTATUTO do Instituto Teotônio Vilela

Interesse em debater o Brasil
"Quem tiver interesse em instituir uma seção do ITV em seu município deve mobilizar um grupo desburocratizado de pessoas interessadas em debater as diversas questões que envolvem a vida brasileira. A partir daí, devem procurar o ITV estadual, que dará assessoria técnica para o início das atividades", explica o presidente do Instituto em Pernambuco, ex-governador Joaquim Francisco.

"Nos municípios, os ITVs passam a funcionar como instância de formulação política, de planejamento das ações públicas", completa. "Precisamos sempre nos lembrar que não se consolida a democracia sem política, e a política não se consolida sem o debate de propostas. Por isso, uma instância como o ITV, de incentivo e aprofundamento do debate, é tão importante", conclui.

"A grande maioria das pessoas aprova o PSDB por conta da história do partido no âmbito nacional. Os ITVs estaduais são o primeiro ponto de contato entre a realidade estadual e a história nacional do partido, que atrai tantos militantes e simpatizantes", reforça Igor Abdalla, presidente estadual do ITV-Rio de Janeiro.

Assessoria às lideranças partidárias
Ele explica também que, atuando em conjunto com o partido nos estados, o ITV desempenha a função de assessorar e apoiar as bancadas nas Assembleias Legislativas e os governos estaduais quando ocupados pelo PSDB. "O mesmo acontece nos municípios, onde o Instituto apoia o trabalho de vereadores, prefeitos e outras lideranças na formulação das políticas públicas", diz.

Abdalla destaca ainda a importância das subseções municipais para o trabalho realiazado pela seção estadual, dando suporte aos debates, palestras e seminários. "Os eventos que fazemos no âmbito estadual sempre poderão contar com tucanos do interior, mobilizados pelas unidades municipais. Esse intercâmbio é bastante interessante e aproxima o partido das diferentes realidades." 

Tem interesse em implantar o ITV em seu município? Procure a seção do Instituto em seu estado. Os contatos estão AQUI

Parcerias e Publicações
O ITV Nacional é parceiro de suas unidades estaduais e municipais na realização dos eventos de formação e formulação política. Um bom exemplo dessa parceria foi dado em 2016, quando o Instituto teve participação ativa no excelente desempenho que o PSDB obteve nas urnas ao oferecer treinamento aos pré-candidatos, por meio de cursos presenciais em 14 cidades de todas as regiões do país, com participação de mais de 6 mil filiados e simpatizantes. No mesmo ano, foram realizados ainda seminários nacionais, encontros regionais e ciclos de palestras.

O Instituto também edita publicações de interesse político-partidário e acadêmico, sempre com o objetivo de subsidiar o debate sobre as questões nacionais e a formulação das políticas públicas.

CONFIRA AQUI os EVENTOS realizados pelo ITV
CONHEÇA E FAÇA O DOWNLOAD das nossas PUBLICAÇÕES

É filiado ao PSDB e deseja propor uma ação em sua cidade? O ITV pode ser seu parceiro. FALE CONOSCO!

Comentários