Eleições
Reuniões e encontros do ITV fortaleceram Onda Azul do PSDB nas eleições de 2016
21 de Dezembro de 2016
As eleições municipais de 2016 consolidaram o PSDB como a maior força política do país. Com seu melhor desempenho desde 2004, o partido elegeu 804 prefeitos e mais de 5.300 vereadores. O Instituto Teotônio Vilela (ITV) teve participação ativa nessa conquista ao oferecer treinamento aos pré-candidatos, por meio de cursos presenciais em 14 cidades de todas as regiões do país e participação de mais de 6 mil filiados e simpatizantes. Também foram distribuídos artigos, entrevistas, manuais e cartilhas pelo Conversa com os Candidatos para os cerca de 35 mil tucanos que disputaram um cargo de prefeito ou de vereador nos 5.568 municípios brasileiros.

Além disso, coube ao ITV a organização e elaboração de conteúdo do Encontro Nacional de Prefeitos do PSDB, realizado em novembro em Brasília. Com mais de 600 participantes, entre ministros, governadores, parlamentares, dirigentes e militantes do partido, assim como mais de 200 futuros gestores municipais ou prefeitos reeleitos, o evento não só celebrou a vitória da Onda Azul nas urnas, mas também debateu os grandes desafios e propostas das administrações municipais que têm início em janeiro de 2017.

"Com a mudança nas regras para as eleições deste ano, não houve mais jogo de cena ou invenções mirabolantes. Por isso, o treinamento oferecido pelo ITV foi bastante útil para aqueles disputaram", destacou o presidente do Instituto, senador José Aníbal, frisando ainda a importância do PSDB e de seus candidatos para o Brasil. "O PSDB é o partido que tem condições de dar novo rumo ao país. Tivemos bons candidatos a prefeito e vereador, que serão bons gestores públicos e que ajudarão a aumentar a presença do PSDB no país." 

Com mais de 20 milhões de votos nos dois turnos do pleito, os tucanos vão administrar, nos próximos quatro anos, municípios onde vivem 49 milhões de pessoas - praticamente 1 em cada 4 brasileiros. São sete capitais - São Paulo, Porto Alegre, Manaus, Belém, Teresina, Maceió e Porto Velho - e 48 cidades com mais de 100 mil habitantes.

Pré-candidatos
Com duração média de 4 horas, o Curso para Pré-Candidatos reuniu dicas sobre o melhor uso das redes sociais, noções de comunicação e marketing e tirou dúvidas sobre as novas regras da legislação eleitoral. Além disso, os participantes assistiram a uma breve palestra sobre a social-democracia e a história do PSDB. O objetivo foi preparar os tucanos para uma campanha mais curta, com regras mais restritivas e uma conjuntura de descrédito da classe política entre o eleitorado.

Realizado em parceria com as secções estaduais do ITV e os diretórios do PSDB, o ciclo de preparação teve início em Recife, no dia 19 de maio, e passou por Vitória, Rio de Janeiro, Manaus, Ribeirão Preto, Palmas, Belo Horizonte, Campo Grande, Florianópolis, Natal, Brasília, Teresina, Sinop e Fortaleza, que recebeu a rodada final em 23 de julho. As palestras foram ministradas por advogados, jornalistas, consultores e dirigentes do PSDB, em encontros com contaram ainda com a participação das grandes lideranças políticas do partido.

Juventude

Ainda no período pré-eleitoral, quase uma centena de jovens militantes do PSDB e candidatos nas eleições municipais se reuniram em São Paulo para o curso Marketing Político na Era Digital, promovido pelo Instituto em parceria com a Juventude Tucana. Eles acompanharam as palestras do advogado Gustavo Kanffer, especialista em direito eleitoral e integrante do Departamento Jurídico do PSDB, e do professor e consultor de marketing digital Marcelo Vitorino. "O objetivo é facilitar uma aproximação do partido com o ITV, no sentido de promover formulação e reflexão política e colocar isso em prática. Para isso, a participação dos jovens é fundamental", avaliou José Aníbal, na abertura do curso.

Encontro Nacional de Prefeitos
No dia 25 de novembro, o PSDB demonstrou sua força ao reunir, em Brasília, mais de 600 pessoas que participaram do Encontro Nacional de Prefeitos, entre as quais, 200 gestores eleitos em outubro.

Sob o comando do presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, e do presidente do ITV, senador José Aníbal, e com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, dos principais dirigentes da sigla, parlamentares, governadores e ministros, os novos gestores tucanos comemoraram os números positivos que alcançaram em outubro. Também tiveram a oportunidade a participar de debates sobre os grandes temas que vão dominar os próximos quatro anos da administração: reequilíbrio de contas como "prioridade zero"; necessidade de adoção de políticas sociais; sustentabilidade e governança.

Os painéis foram formados por técnicos em cada área discutida e por lideranças que ajudaram na formulação das políticas públicas que o PSDB apresenta à sociedade.

"O PSDB terá como principal objetivo recuperar a esperança dos brasileiros, desgastada após 13 anos de governos do PT. Essa foi uma reunião para comemorar a grande vitória da onda azul nas eleições, mais de 800 prefeitos tucanos foram eleitos, mas, sobretudo, é um encontro de trabalho. Nossa missão é enfrentar e vencer essa crise e recuperar a esperança para os brasileiros", afirmou José Aníbal.

Clique aqui para conferir as palestras e discursos do Encontro

Comentários