Eleições
Estudo do ITV detalha "onda azul" que consagrou o jeito tucano de governar
05 de Outubro de 2016
A partir de 1° de janeiro de 2017, pelo menos 793 municípios terão prefeitos do PSDB. Outras 19 cidades com mais de 200 mil eleitores, entre elas oito capitais, também poderão vir a ser administradas pelo partido, a depender dos resultados do segundo turno, a ser realizado no próximo dia 30 de outubro. Com isso, o PSDB já garantiu aumento de 14% no número de prefeituras em relação ao pleito passado, no melhor desempenho entre os maiores partidos do país neste quesito nesta eleição.

Os candidatos a prefeitos tucanos receberam 17,6 milhões de votos, enquanto os candidatos a vereadores mereceram 9 milhões de sufrágios. Foram eleitos 5.355 representantes do PSDB para as câmaras municipais de todo o país. O partido também foi o que mais elegeu vereadores em capitais.

A preferência do eleitor pela forma tucana de governar fica ainda mais evidente quando se confrontam os resultados obtidos pelos candidatos do PSDB e do PT apenas no conjunto de municípios em que houve disputa direta entre as duas legendas. Isso ocorreu em 312 municípios do país. Destas, em 114 o PSDB foi vitorioso, enquanto o PT saiu-se melhor em apenas 34. Ou seja, nestes confrontos diretos, a taxa de sucesso tucana foi de 37%, mais que o triplo da petista.

Confira aqui estudo feito pelo ITV sobre a participação do PSDB na eleições municipais

Comentários