PSDB
Durante encontro em Manaus, tucanos da região Norte debatem políticas públicas para os jovens da Amazônia
23 de Abril de 2019
A Juventude do PSDB do Amazonas realizou, no sábado (20/04), o evento Diálogos Amazônicos, o primeiro encontro de formação política para a juventude da região Norte do país. O ITV e o movimento #MudaPSDB foram parceiros no projeto, que promoveu uma oportunidade inédita de discussão sobre as políticas públicas para os jovens amazônidas.

O encontro, que aconteceu na sede do PSDB em Manaus e foi comandado pelo coordenador do #MudaPSDB, Jorge Cançado, reuniu os presidentes das Juventudes estaduais do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Também estiveram presentes, entre outras lideranças do partido na região, o ex-deputado Arthur Bisneto, presidente do PSDB-AM e secretário da Casa Civil de Manaus; Joelson Silva, presidente da Câmara Municipal; e João Claret, diretor de Políticas para a Juventude de Palmas (capital administrada pela tucana Cinthia Ribeiro).

Emprego
O presidente da JPSDB-AC, Diego Negreiros, ressaltou que o maior desafio para os jovens do estado é ter um emprego. Segundo ele, ociosos, muitos estão seguindo o caminho do crime. Essa percepção foi reforçada pelo presidente da JPSDB-AP, Saylo Soutelo. "A situação no Amapá não é muito diferente do restante do Brasil: o comércio está fechando as portas, as universidades até existem, mas o jovem não consegue o primeiro emprego", afirmou.

Já o presidente da JPSDB-RR, Henrique Pinheiro, elencou outras duas questões no estado que merecem atenção especial: o grande número de imigrantes venezuelanos e a demarcação de reservas indígenas. "Precisamos incentivar o diálogo com os índios, que têm os seus direitos", disse.

Eleições
Citando afirmação do ex-governador Simão Jatene, Pablo Alves, presidente da JPSDB-PA, ponderou que a região Norte não pode servir de "almoxarifado" do país e que precisa ser olhada com todas as suas peculiaridades, entre elas, imensas áreas territoriais e grandes distâncias. Ele também fez uma breve análise da situação do PSDB no estado, classificada como "complicada". "Infelizmente, tivemos uma derrota imensa em 2018", disse.

O mesmo aconteceu no Tocantins, segundo o presidente da JPSDB no estado, Allan Ramos. "Sofremos uma grande derrota porque o partido não construiu um projeto político para 2018. Precisamos fazer isso agora. 2020 está aí e precisamos reeleger nossos prefeitos e eleger novos", afirmou. A prioridade no estado, segundo ele, é a reeleição de Cinthia Ribeiro em Palmas.

Parcerias pela juventude
"O Norte existe e precisa ser ouvido, estamos aqui para isso", finalizou a presidente da JPSDB-AM, Ingrid Corrêa. Ela agradeceu a parceria com o ITV que permitiu a discussão de políticas públicas para a região. Destacou ainda projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Manaus que beneficiam os jovens. A capital do Amazonas é administrada pelo tucano Arthur Virgílio Neto.

Confira a galeria de fotos

Comentários