Eleições
Com 804 prefeitos eleitos, PSDB desponta como grande vitorioso das eleições municipais
30 de Outubro de 2016
O segundo turno das eleições municipais consolidou o PSDB como a maior força política do Brasil. O partido, que já havia conquistado 790 prefeituras no primeiro turno, saiu das urnas neste domingo (30/10) com o comando de 804 administrações municipais. Das 19 cidades onde disputou agora, o PSDB foi vitorioso em 14 - sendo cinco capitais. Campeão também em número de votos, o partido foi o escolhido de 13.629.597 cidadãos de todas a regiões do país. A partir de 1o de janeiro de 2017, os tucanos estarão no comando de cidades onde vivem 48,7 milhões de brasileiros.

"Uma segunda onda azul está tomando conta do Brasil como já havia acontecido no primeiro turno. O PSDB será o partido político que governará o maior número de brasileiros. Isso é uma resposta clara da sociedade brasileira ao papel que o PSDB vem desempenhando ao denunciar as irregularidades e irresponsabilidades do governo petista, ao liderar uma agenda de reformas essencial para que o Brasil construa um caminho de recuperação econômica e de recuperação do emprego", avaliou o presidente nacional do partido, senador Aécio Neves.

Vitória inédita na região Sul
O deputado federal Nelson Marchezan Jr. é o primeiro tucano a vencer as eleições à prefeitura de Porto Alegre. O candidato obteve 60,5% dos votos válidos contra 39,5% do atual prefeito Sebatião Melo (PMDB). Em entrevista coletiva, Marchezan agradeceu o apoio que reuniu ao longo da campanha e relembrou os primeiros passos que fortaleceram a escolha do seu nome para representar o partido na capital no Rio Grande do Sul.

O PSDB também elegeu neste domingo o prefeito de Santa Maria (RS), Jorge Pozzobom, que recebeu 50,1% dos votos válidos contra 49,9% de Valdeci Oliveira (PT). Em declaração após a vitória, o tucano disse que vai priorizar a melhoria na área de saúde.

Com 57,56% dos votos válidos, o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) foi reeleito para mais quatro anos de administração de Blumenau, terceira maior cidade de Santa Catarina. "Fizemos uma campanha limpa, de propostas, falando a verdade e mostrando as dificuldades desse primeiro mandato, mostrando porque tais ações não puderam ser implementadas, e firmando compromisso de que tudo que for para o bem de Blumenau será feito", disse.

Força no ABC Paulista
Depois da vitória em primeiro turno na capital paulista, o PSDB também se firma como a principal força na importante região do ABC - o berço petista. O partido foi vitorioso em São Bernardo do Campo, onde o deptuado estadual Orlando Morando obteve 59,94% dos votos válidos, contra 40,06% de Alex Mamente (PPS). "A boa gestão pavimenta o caminho dos líderes maiores do nosso partido. O [governador] Alckmin sai vitorioso dessa eleição. Teve bons resultados em São Paulo, começando pela capital, e bons resultados no ABC. Agora a missão é fazer um bom governo. Sem um bom governo, ninguém tem vitória", comentou o novo prefeito.

Em Santo André, o eleito foi Paulo Serra, que conquistou 78,3% dos votos contra 21,7% do petista Carlos Grana. "PT é página virada. Aqui essa história de que Santo André fazia parte do cinturão vermelho era mais mito que realidade. Minha vitória é prova disso", comentou Serra. A conquista em Santo André também é inédita para o PSDB.

Em Ribeirão Preto, o deputado federal Duarte Nogueira venceu com 56,94% dos votos, derrotando Ricardo Silva, do PDT. Ex-líder do PSDB na Câmara, Nogueira disse que vai trabalhar para resgatar a confiança da população no seu governo, já que a cidade passa por momentos difíceis.

O deputado estadual Luis Fernando Machado foi eleito em Jundiaí com 58,6% dos vontos, contra 41,4% do atual prefeito Pedro Bigardi (PCdoB). "Vamos montar uma equipe de transição para fazer um diagnóstico administrativo e financeiro na prefeitura. Pretendo melhorar os serviços públicos, dar qualidade ao serviço de saúde, ao sistema de transporte, melhorar a rede municipal de educação e dar melhores condições de trabalho aos nossos profissionais", afirmou em entrevista após a vitória.

Retorno em Contagem e Vilha Velha
Ainda na região Sudeste, o PSDB conquistou outras duas prefeituras importantes: Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Vilha Velha, na Grande Vitória. "Tenho clareza de que nossos desafios são grandes. Em que pese os tempos de crise, de redução da arrecadação municipal, temos a certeza que, com uma gestão focada na excelência e na transparência da aplicação dos recursos públicos, é possível fazer mais com menos", disse Alex de Freitas, eleito em Contagem com 73% dos votos, contra 27% do atual prefeito Carlim Moura (PCdoB)

Em Vila Velha, Max Filho, deputado federal em segundo mandato, volta a governar a cidade. "Nossa gratidão ao povo de Vila Velha, que nos trouxe de volta para a prefeitura. A campanha só foi crescendo ao longo do tempo e hoje estufou as urnas em toda a cidade. O nosso povo nos deu uma vitória maiúscula hoje", comemorou. Max Filho teve 58,9% dos votos, contra 41,1% de Neucimar Fraga (PSD).

Reeleição em Maceió
No Nordeste, o prefeito Rui Palmeira foi reeleito em Maceió com 60,1% dos votos, contra 39,9% de Cícero Almeida (PMDB). "Quero agradecer demais a todos que nos apoiaram, que foram muito importantes nesse segundo turno e a todos que estiveram conosco nessa grande jornada. Agradecer também ao povo de Maceió que nos deu essa grande vitória, que nos confiou mais quatro anos de trabalho", disse ele após a apuração dos votos.

Importante também foi a vitória em Caruaru, a maior cidade do Agreste pernambucano, onde a deputada estadual Raquel Lyra obteve 53,15% dos votos contra 46,85% do adversário Tony Gel. "Minhas palavras são de gratidão ao povo de Caruaru que acreditou que a gente, pode sim, representar um projeto de renovação política. Uma gestão democrática e participativa de verdade", afirmou a nova prefeita.


Reeleição em Manaus e Belém e vitória da "novidade" em Porto Velho
Na região Norte, o PSDB venceu nas três capitais que disputou. Em Manaus, o prefeito Artur Virgílio Neto foi reeleito com 56% do votos válidos. Ele destacou durante a campanha a ideia de criação a implantação do BRT. Na saúde, anunciou a implantação do Cartão da Família Manauara e na educação, a ampliação de vagas com mais lugares na educação básica por meio de investimento público e parcerias público-privadas.

Em Belém, o PSDB também comemora a reeleição do prefeito Zenaldo Coutinho, com 52,3% dos votos. "Quero aproveitar para agradecer às milhares de pessoas que nos ajudaram, militantes nos mais diferentes bairros e eles se somaram em um grande esforço", disse o prefeito reeleito em entrevista coletiva.

O novato Dr. Hildon foi eleito em Porto Velho com 65% dos votos. Com carreira no Ministério Público de Rondônia e também na area da educação, o novo prefeito filiou-se ao PSDB em 2013.

Comentários