Eleições
Ao completar 29 anos, PSDB comemora recorde nas urnas
21 de Junho de 2017
Com um legado histórico de ações e conquistas em favor do país, o PSDB comemora 29 anos de fundação neste domingo (25). Criado em 1988, ano da promulgação da Constituição, o partido se tornou uma das maiores forças políticas, fazendo história de Norte a Sul do Brasil. Estabilidade econômica, enfrentamento das desigualdades sociais e modernização da economia estão entre as grandes conquistas da legenda que, ao longo dos anos, também experimenta sólido crescimento eleitoral.

Nas eleições municipais de 2016, o PSDB registrou seu resultado mais expressivo de votações em toda a história dos pleitos municipais do país ao eleger 804 prefeitos e mais de 5.300 vereadores em todos os estados. Com sete prefeitos eleitos apenas em capitais, o partido se tornou líder nas prefeituras dessas cidades.

Além dos reeleitos Firmino Filho (Teresina), Artur Virgílio Neto (Manaus), Rui Palmeira (Maceió) e Zenaldo Coutinho (Belém), a legenda conta agora também com as gestões inéditas de João Doria (São Paulo), Nelson Marchezan Jr. (Porto Alegre) e Hildon Chaves (Porto Velho).

O partido também está no comando de 21 municípios com mais de 200 mil eleitores, o que fez do PSDB a sigla que administra o maior número de cidades grandes do país pelos próximos quatro anos. No total, a sigla é responsável por administrar municípios que somam 23,7% da população do país - quase 49 milhões de brasileiros.
Clique aqui e confira UMA RADIOGRAFIA DA ONDA AZUL que invadiu o país nas últimas eleições

O secretário-geral do PSDB, deputado federal Silvio Torres (SP), destacou a força dos tucanos e afirmou que o crescente resultado nas urnas é reflexo da trajetória do partido que, mesmo em um ano de crise profunda como 2016, conseguiu superar o cenário adverso e sair como o grande vencedor das eleições municipais. "São mais de 40 milhões de pessoas sob administração do governo tucano. Elegemos prefeitos nas mais importantes capitais, como São Paulo. Isso dá ao partido prestígio e crédito para poder levar à frente essa luta de conquistar governos estaduais. Queremos não só mantê-la, mas ampliar e ganhar a Presidência da República", disse.

ABC
Os resultados positivos obtidos pelo PSDB no ano passado se expandiram, ocupando lugares inéditos. O partido conseguiu eleger tucanos em regiões que, no passado, eram consideradas "redutos" do PT no país, como o ABC Paulista. Dos sete municípios que compõem a região, quatro estão sendo comandados pelo partido agora.
Além da reeleição de Gabriel Maranhão em Rio Grande da Serra, o partido também saiu vitorioso em São Bernardo do Campo, com Orlando Morando; Santo André, com Paulo Serra; e São Caetano do Sul, com José Auricchio Júnior.

Para Silvio Torres, as vitórias no ABC paulista e no estado de São Paulo como um todo demonstram a grande força política da legenda. "O PSDB foi eleito nas grandes cidades de São Paulo, na capital, no ABC, no interior. Essa força política vai ter reflexo nas próximas eleições. Estamos com uma base bem formada para enfrentar as urnas em 2018 e também essa problemática da política hoje. O PSDB tem cacife para superar isso", ressaltou.

Legado
O tucano também destacou a importância da trajetória do partido e o histórico de lutas e conquistas em favor do país. "Desde o início, o PSDB foi um partido marcado pela coragem, formado por idealistas, de pessoas com vontade de servir ao Brasil e, principalmente, pessoas qualificadas e prontas para poder trabalhar pelo país nas mais diversas esferas. Logo após sua formação, enfrentou uma eleição presidencial difícil, mas, dada sua militância e o apelo que ele trazia, logo assumiu a Presidência da República e deixou como legado um país modernizado, pronto para crescer e para ver florescer políticas públicas que ele criou e lutou por elas, reformas e novas práticas políticas, como a responsabilidade fiscal", explicou.

Ainda segundo ele, os grandes avanços promovidos até hoje pelo partido se refletem até hoje, mesmo no atual momento de crise política. "O fim da inflação foi uma das maiores conquistas porque propiciou essa oportunidade do partido se firmar como realizador e também obter credibilidade. Quando forem retomadas as políticas que vinham sendo praticadas pelo partido, a situação vai melhorar. Nesse momento de crise, o partido está procurando se reciclar, se colocar como uma alternativa moderna e uma alternativa que pode tirar o país da crise ainda mais rapidamente do que qualquer outro", afirmou.

Clique aqui e conheça o PROGRAMA FUNDADOR DO PSDB

Confira abaixo a galeria de fotos da fundação do partido


Comentários