Saúde
"Rodada Social" chega a Manaus
03 de Junho de 2014

O PSDB do Amazonas em parceria com o Instituto Teotônio Vilela (ITV) promoveu a 4ª edição da "Rodada Social", com o objetivo de debater ideias e encontrar propostas para o setor. A partir das discussões, são elaboradas propostas para acrescentar ao plano de governo nacional do PSDB. A iniciativa é coordenada pelo deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG) e pela ex-deputada federal Rita Camata (PSDB-ES), ambos do Núcleo Social da legenda. Os debates ocorreram no Jevian Festas e Eventos, no Bairro Nossa Senhora das Graças, em Manaus.


O presidente do PSDB-AM, o deputado estadual Arthur Bisneto (foto), disse que a iniciativa do ITV é o “ponta pé inicial” para a construção de políticas públicas adequadas para serem apresentadas no plano de governo do partido. “É importante discutir, ouvir as pessoas sempre. É gratificante para nós conversarmos sobre os problemas da nossa região. Vejo que nós temos que preparar o país para o Polo Industrial de Manaus (PIM)”, ressaltou Bisneto. ”


Em seguida, o deputado estadual disse que: “É uma vergonha quando olhamos para as vagas no Distrito Industrial e os cargos são ocupados por pessoas de outros Estados, porque não existe uma política que permita o amazonense a ocupar os grandes cargos. Precisamos urgente de uma política educacional diferente”.


A coordenadora de política social do PSDB Nacional, Rita Camata (foto), afirmou que a ação começou em setembro do ano passado, quando foram apresentados os programas exitosos nas administrações do PSDB em todo o país, além de ouvir os especialistas.


“A discussão começou ouvindo os especialistas e hoje estamos buscando o retrato de cada região, ouvindo as necessidades das cinco regiões do país, colhendo esses subsídios para agregar o plano de governo”, disse a ex-deputada federal.


Propostas


Na relação de propostas, há sugestões para a criação de mais clínicas médicas nos bairros, hospitais, criação de um programa voltado para as mulheres, ampliação de programas como moradia, sistema adequado de esgoto e saneamento nas cidades, políticas de combate às drogas, programas de geração de emprego e renda, indústria de pesca na região.


Participaram da Rodada Social representantes de mais de 20 entidades e movimentos sociais, como o Centro de Referência de Amparo à Mulher (Cramer), Movimento Amigos da Zona Norte (Mazon), Mais Mulher, Associação de Moradores do Jorge Teixeira, Associação de Moradores do Águas Claras, Grupo de Cooperativas do Rio Negro, Instituto de Desenvolvimento e Cultura do Amazonas (Idesci), Movimento Capoeira Manaus (GMC), Associação do Jorge Teixeira, comunidade do Cidadão 12 e comunidade do Passarinho.


Com informações do PSDB-AM

Comentários