Educação
PSDB e ITV abrem “Rodada Social” em Curitiba
13 de Maio de 2014
Ação tem o objetivo de ouvir a sociedade sobre as políticas sociais em andamento no país, além de reunir sugestões para a área; próxima reunião será em Campina Grande
Rodada Curitiba
Curitiba sediou, na segunda-feira (12), o primeiro evento da “Rodada Social” – parceria entre o Instituto Teotônio Vilela (ITV) e os diretórios regionais do PSDB, com o objetivo de ouvir a sociedade brasileira, sua opinião, vivências e impressões das políticas sociais atualmente existentes, além de suas sugestões de aprimoramento e inovação para a área. O evento reuniu cerca de 150 pessoas e  contou com palestras dos coordenadores de política social do partido, Rita Camata (ES) e o deputado federal Eduardo Barbosa (MG). Estiveram presentes profissionais da saúde, habitação, servidores da Secretaria da Família e Assistência Social do Estado do Paraná, membros do PSDB Jovem e professores.
“Um dos objetivos da ‘Rodada Social’ é debater ideias e encontrar propostas para acrescentar ao Plano de Governo nacional do PSDB. O partido está buscando ouvir as demandas de cada região e, ao mesmo tempo, aproveitar as experiências bem-sucedidas”, disse Rita Camata. Segundo ela, o trabalho desenvolvido por Fernanda Richa, esposa do governador Beto Richa, é uma referência nacional em termos de política social e, também por isso, Curitiba foi escolhida para dar início à “Rodada Social”.
Durante o evento, foi apresentado um panorama geral das ações e programas sociais, com destaque para o Bolsa Família – criado na gestão de Fernando Henrique Cardoso, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Cadastro Único, empreendedorismo, geração de renda e emancipação social.
“Viemos para o Paraná agregar conhecimento e debater boas práticas. Um exemplo da eficácia do estado na área é o programa Família Paranaense, uma inovadora política de emancipação social que articula um trabalho em conjunto com outras áreas governamentais e trouxe resultados concretos para o estado”, avaliou Eduardo Barbosa.
O deputado também destacou que o Paraná foi o estado com maior número de trabalhos escolhidos para o Prêmio Nacional Boas Práticas e Gestão 2014, promovido pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). “São ações inovadoras e que obtiveram excelentes resultados em diferentes regiões e que podem contribuir muito para o plano de governo nacional do partido”.
O presidente do ITV Paraná, Juraci Barbosa, ressaltou que o “Rodada Social” mostra como o PSDB valoriza o diálogo e a participação da população na construção das políticas públicas. “A única forma de fazer uma política pública adequada e objetiva é ouvindo a opinião das pessoas diretamente afetadas por elas. O ‘Rodada Social’ é importante porque permite que a população tenha voz e participe ativamente da construção do plano de governo nacional”.
Após as palestras, foi aberta uma plenária onde todos tiveram espaço para apresentar suas ideias e sugestões, que serão levadas para a Coordenação de Políticas Sociais do PSDB.
Região Nordeste
Considerado um sucesso por seus idealizadores e organizadores, a “Rodada Social” segue em direção às demais regiões do Brasil. A próxima reunião será em Campina Grande (PB), na próxima sexta-feira (16/05).
Haverá reuniões também em Goiânia (23/05), Manaus (30/05) e São Paulo (31/05).
(Com informações do site PSDB-PR)

Comentários