Gestão Eficiente
Jovens, especialistas e gestores públicos debatem futuro do emprego em seminário do ITV em Itapira
16 de Novembro de 2017
As transformações no mundo do emprego foram o tema de um seminário promovido nesta quinta-feira, 16, pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV) e pela Juventude do PSDB em Itapira (SP). O evento reuniu especialistas, autoridades e principalmente jovens interessados em discutir as mudanças que o avanço da tecnologia provoca no mercado de trabalho.

Mais de 100 estudantes participaram do evento, realizado na quadra da Escola Técnica Estadual (ETEC) João Maria Stevanatto. Em mensagem gravada especialmente para o seminário, o presidente do ITV, José Aníbal, lembrou o quanto as transformações promovidas pela chamada "quarta revolução tecnológica" tem impactado o mercado de trabalho e o quanto os jovens devem estar preparados para esta nova realidade.

A um público formado majoritariamente por estudante de ensino técnico, o deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) contou quem foi Teotônio Vilela, senador que dá nome ao instituto tucano, e destacou a importância da participação dos jovens na política e no debate de temas públicos relevantes. "Precisamos de uma política séria e vocacionada. Política é a arte de servir, de trabalhar em prol da comunidade e de um amanhã melhor", afirmou o parlamentar. "O grande desafio da atualidade é criar empregos, e emprego é fundamental. Sem emprego, não há renda, e sem renda não há receita para prover saúde, educação e outras políticas públicas."

O prefeito de Itapira, José Natalino Paganini (PSDB), ressaltou a importância do ensino técnico de qualidade e de políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, como o Desenvolve São Paulo, do governo paulista, e o Banco do Povo, sob responsabilidade da administração municipal, que oferece crédito para pequenos empresários investirem em seus negócios.

Guto Pinheiro, secretário de Desenvolvimento Econômico de Itapira, disse que é papel do poder público estar atento às demandas da sociedade e oferecer condições para que o cidadão se prepare para o mercado de trabalho, de modo a estimular o desenvolvimento econômico local. "Toda empresa, quando se instala em uma cidade, se interessa em primeiro lugar pela qualidade da mão de obra local."

Lucimary Oliveira - empreendedora "desde os 9 anos de idade", segundo ela própria se define - contou sua experiência na atividade empresarial e como a tecnologia a ajuda no dia a dia. Ela também afirmou o quanto é fundamental ter foco e encarar os novos meios, como os smartphones, como uma ferramenta que coloca "o mundo em nossas mãos". "Para ser empreendedor, é preciso ter atitude e vontade. Você erra, mas você erra porque você tentou", disse.

Ao levar a visão do setor privado ao debate, Stela Marques de Oliveira, diretora de recursos humanos do laboratório Cristália, disse que é fundamental para os futuros profissionais terem atitude e saberem conciliar conhecimento teórico e habilidade prática. "O que os melhores profissionais devem fazer é desenvolver o ‘CHA': conhecimento, que é o saber; habilidade, que é saber fazer; e atitude, que é mostrar disposição", afirmou.

Esta foi a terceira edição do seminário promovido pelo ITV sobre as novas tecnologias e o mercado de trabalho. Antes, o evento foi realizado em Piracicaba e em Votuporanga, ambas no interior paulista.

Comentários