Economia
Documentário sobre o Plano Real estreia na Assembleia do Paraná
30 de Julho de 2019
O documentário "Real: Muito além de uma moeda" será lançado nesta terça-feira (30/07) no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. O projeto foi desenvolvido pelo movimento Livres e homenageia os 25 anos do Real, celebrados no dia 25/06.

Depoimentos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, dos economistas Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e Persio Arida - considerados os pais do Real - e do ex-ministro Rubens Ricúpero narram uma parte da história recente do Brasil. A partir da implantação da moeda forte, que debelou a inflação, e de uma série de medidas que sustentaram o Plano, foi possível ao país retomar o crescimento e investir em políticas sociais efetivas.

O evento de lançamento do documentário é uma parceria entre o Livres, o Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR) e o deputado Michele Caputo (PSDB). "Há uma geração inteira que desconhece a importância do Plano Real, é um importante resgate histórico de um momento crucial para a história do país", afirma o parlamentar paranaense.

O longa conta a história do processo de adoção da moeda mais duradoura da democracia brasileira. "As reformas feitas limitaram o poder do Estado, ajustaram as contas públicas e acabaram salvando o Brasil do pesadelo da inflação", conta Paulo Gontijo, presidente nacional do movimento Livres. "O Plano Real pode ser considerado uma das reformas estruturais mais importantes da nossa história", disse.

"O Plano Real trouxe estabilidade para a vida de todos os brasileiros, ao permitir que as famílias pudessem planejar seu mês e poupar sem a corrosão diária de suas economias", conclui Evandro Mariot, diretor de Formação do ITV-PR.

Com informações da assessoria do deputado Michele Caputo

Comentários