ITV e Juventude do PSDB promovem treinamento de marketing político em São Paulo

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Quase uma centena de jovens militantes do PSDB e candidatos nestas eleições municipais se reuniram na manhã deste sábado (6) em mais um treinamento oferecido pelo Instituto Teotônio Vilela. Em parceria com a seção paulista da Juventude do PSDB e a Juventude do PSDB na cidade de São Paulo, o ITV promoveu o curso Marketing Político na Era Digital, no centro da capital paulista.

Durante cerca de quatro horas, os jovens acompanharam as palestras do advogado Gustavo Kanffer, especialista em direito eleitoral e integrante do Departamento Jurídico do PSDB, e do professor e consultor de marketing digital Marcelo Vitorino. Todos os militantes receberam certificado de participação no curso. Integrantes da Juventude do PSDB do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro também estiveram presentes no treinamento e vão replicar em seus Estados as informações e orientações recebidas no curso.

Na abertura do evento, o presidente nacional do ITV, senador José Aníbal, destacou a importância de os candidatos do PSDB resgatarem a narrativa que pautou os 28 anos de existência do partido e sua origem social-democrata como força transformadora para uma sociedade mais próspera e justa. “Estamos promovendo uma aproximação do partido com o ITV, no sentido de promover formulação e reflexão política e colocar isso em prática”, disse José Aníbal, para quem será fundamental nesse processo o papel dos jovens tucanos e dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nestas eleições municipais.

A importância de uma atuação unida e coesa do PSDB, assim como o estímulo ao debate interno do partido, foi destacada também pelos dirigentes da Juventude tucana que participaram da abertura do treinamento. Estavam presentes Rodolpho Barbosa, presidente da Juventude do PSDB na cidade de São Paulo; Vitor Ferreira, presidente da seção paulista; Henrique do Vale, presidente da Juventude Nacional do PSDB; Caroline Lombardi, secretária de Comunicação da Juventude na cidade de São Paulo; além dos presidentes da Juventude do PSDB de Minas, Reinaldo Belli, e do Rio, Alberto Safren.

O primeiro palestrante do dia foi Marcelo Vitorino, com o curso Militância Política e Redes Digitais: Como Converter Likes em Apoio e Votos. O especialista apresentou uma série de bons e maus exemplos de comunicação em campanhas eleitorais, estratégias de construção de imagem e ferramentas de diálogo com o eleitorado e a sociedade.

Para Marcelo Vitorino, é fundamental estar atento às demandas e ouvir os cidadãos, para propor soluções efetivas para os problemas. Pesquisas apresentadas pelo consultor mostram que o principal interesse do eleitorado, com mais de 80% das respostas, são as propostas do candidato, seguido pela história e trajetória do político e suas opiniões sobre os assuntos da atualidade. “Mário Covas tem uma frase muito boa sobre a importância da comunicação para um político e um partido: ‘O povo não vota errado, somos nós que falhamos em comunicar o que é certo'”, lembrou Marcelo Vitorino.

Na sequência, Gustavo Kanffer explicou o que é propaganda eleitoral e apresentou as principais mudanças na legislação que vão entrar em vigor pela primeira vez na atual campanha. Segundo o advogado, as regras preveem um total de 33 proibições e 12 permissões para as candidaturas. Pela lei, os candidatos podem começar a fazer propaganda eleitoral na internet a partir de 16 de agosto.

Kanffer alertou os participantes do treinamento que a livre manifestação na internet é permitida, mas é preciso cuidado com ofensas e agressões. O advogado passou orientações para que militantes, assessores de campanha e candidatos possam atuar dentro das regras eleitorais e informações sobre como será feita a fiscalização por parte da Justiça Eleitoral.

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