Em Recife, ITV e PSDB realizam encontro para debater a mobilidade urbana

Publicado em:

O Instituto Teot么nio Vilela (ITV) e o PSDB realizaram, na sexta-feira (27/11), em Recife (PE), o Encontro Regional “Caminhos para o Nordeste”, com debates sobre “mobilidade urbana” e o cen谩rio pol铆tico e econ么mico do pa铆s. O evento faz parte da comemora莽茫o dos 20 anos de funda莽茫o do Instituto, que 茅 o centro de estudos e forma莽茫o pol铆tica do PSDB. Estiveram presentes o presidente nacional do PSDB, senador A茅cio Neves, o presidente nacional do ITV, Jos茅 An铆bal, o presidente do diret贸rio estadual do PSDB em Pernambuco, Ant么nio Morais, o presidente do PSDB no Recife, vereador Andr茅 R茅gis, os deputados federais Bruno Ara煤jo, Betinho Gomes, Daniel Coelho, Raimundo Gomes de Matos e Mendon莽a Filho, al茅m de prefeitos e lideran莽as locais tucanas e de outros partidos de oposi莽ao. O palestrante convidado foi o consultor Frederico Bussinger.

Imobilidade
Em sua palestra, Bussinger, que foi secret谩rio de Transportes de S茫o Paulo e secret谩rio executivo do Minist茅rio dos Transportes, afirmou que as grandes cidades vivem hoje uma situa莽茫o de “imobilidade”, indicando que “se continuarmos neste caminho, n茫o teremos sa铆da”.

“Estamos num momento de passar o Brasil a limpo e estamos tamb茅m na antev茅spera de novas elei莽玫es municipais, quando o tema da mobilidade urbana ser谩, certamente, muito cobrado. Um alerta necess谩rio: estamos diante de um tema muito complexo e temos improvisado muito. Estamos sempre encantados com as tecnologias, mas n茫o sabemos se elas, de fato, v茫o resolver nossos problemas. Essa id茅ia de planejamento feito em bancadas e escrit贸rios est谩 equivocada”, disse.

Segundo ele, a quest茫o deve ser vista sob quatro aspectos. O primeiro deles 茅 que a mobilidade 茅 inerente 脿 exist锚ncia e ao funcionamento das cidades. “A cidade 茅 um enorme ser vivo, que tem metabolismo pr贸prio. Desse ‘ser’, fazem parte todos o fluxos: de pessoas, de cargas, de servi莽os e de informa莽茫o. A cidade est谩 em movimento; e os planos diretores n茫o podem ser est谩ticos”, afirmou.

Outro aspecto da mobilidade urbana 茅 o econ么mico, pois essa quest茫o est谩 diretamente ligada 脿s decis玫es sobre investimentos e 脿 produtividade das pessoas. “O modo como estamos organizados gera um n煤mero enorme de deslocamentos, de longos deslocamentos e, at茅, de viagens desnecess谩rias”, alertou Bussinger, citando o exemplo de Recife, onde 31,5% dos trabalhadores vem diariamente de outras cidades – 280 mil pessoas trabalham na capital pernambucana, mas moram fora dela. No caso de S茫o Paulo, afirmou o consultor, o impacto dos deslocamentos chega a 10% do PIB; e em todo o Brasil, 3%.

“Tamb茅m precisamos pensar a mobilidade sob o aspecto do meio ambiente. O setor de transportes 茅 respons谩vel, na m茅dia mundial, por 23% das emiss玫es de gases de efeito estufa. No Brasil, esse 铆ndice chega a 42%”, destacou Bussinger. Segundo ele, isso ocorre, sobretudo, porque o transporte rodovi谩rio corresponde a 62% do modal brasileiro. O quarto aspecto, disse Bussinger, diz respeito 脿 seguran莽a. “Seguran莽a depende de presen莽a do Estado; e presen莽a do Estado depende de mobilidade”, confirmou.

“H谩 sa铆das para esse problema. Elas exigem que o planejamento urbano seja orientado pela mobilidade e n茫o, o contr谩rio. Tamb茅m precisamos tratar conjuntamente mobilidade e log铆stica, pois elas convivem no espa莽o urbano. Um caminh茫o que sai da rua, por exemplo, por estar vazio e significar uma viagem in煤til, 茅 um benef铆cio sob o ponto de vista econ么mico, mas tamb茅m 茅 um benef铆cio para o pedestre, para o ciclista e para o motorista do carro”, disse.

Segundo ele, nos grandes pa铆ses do mundo, a log铆stica 茅 fator critico de sucesso, mas o Brasil, sob esse ponto de vista, tem piorado cada vez mais. “脡 reducionismo pensar log铆stica apenas como servi莽o de transporte, ou como servi莽o de infraestrutura, ou como apenas infraestrutura. Ela 茅 mais abrangente. Inclui, entre outros aspectos, articula莽茫o intermodal, sistema tribut谩rio, seguran莽a, servi莽os associados e distribui莽茫o espacial”, explicou o consultor.

“No Brasil, tamb茅m deixamos de lado o modal hidrovi谩rio, que poderia transportar cerca de 30 milh玫es de toneladas por ano. E 茅 instintivo: o uso da navega莽茫o reduz o uso do transporte rodovi谩rio. Paris 茅 um bom exemplo disso”, destacou Bussinger.”Por fim, precisamos de invers玫es preciosas, partindo do problema a ser resolvido e, n茫o da id茅ia ou da tecnologia que nos encanta. Precisamos prever as conex玫es de mobilidade e log铆stica. Precisamos de menos planos e mais planejamento, no sentido de uma pactua莽茫o com a sociedade. Do contr谩rio, nossas cidades ficar茫o cada vez mais travadas”, completou.

Projeto do PT 茅 manter-se no poder por mais algum tempo
Em seu discurso, o presidente nacional do PSDB, senador A茅cio Neves, afirmou que o Brasil vive hoje uma crise social de dimens玫es graves, e que pode se aprofundar ainda mais no futuro. “N茫o temos mais no Brasil uma crise econ么mica. N茫o temos apenas no Brasil, como se isso fosse pouco, e n茫o 茅, a mais grave crise moral da nossa hist贸ria democr谩tica. N贸s temos hoje uma crise social de dimens玫es extremamente graves e que, infelizmente, se aprofundar谩 ainda mais nos pr贸ximos meses”, disse.

O presidente tucano voltou a criticar a distribui莽茫o de minist茅rios e cargos federais pelo governo em troca de votos da base aliada no Congresso Nacional. “O projeto de governo do PT hoje 茅 apenas um: manter-se no poder por mais algum tempo, custe o que custar. Distribua-se o que for necess谩rio de cargos, de vantagens, de emendas, mas nem isso vai ser suficiente, na minha avalia莽茫o, para que a presidente Dilma conclua o seu mandato. Porque h谩 algo mais forte, algo que se imp玫e com muito maior vigor, que 茅 a realidade da vida das pessoas”, avaliou A茅cio.

Ele destacou que o governo da presidente Dilma Rousseff erra ao compreender a pobreza apenas na vertente da priva莽茫o da renda, deixando de lado importantes pol铆ticas na 谩rea da educa莽茫o, da qualifica莽茫o profissional, da sa煤de b谩sica, da economia. “N茫o compreender a pobreza como um conjunto de priva莽玫es, na verdade 茅 ter uma vis茫o m铆ope e que permite apenas a administra莽茫o di谩ria dela, e 茅 o que o PSDB sempre se negou a fazer. Queremos pol铆ticas p煤blicas que nos permitam a supera莽茫o definitiva da pobreza”, salientou.

Para o senador, a quest茫o da mobilidade urbana 茅 um dos maiores desafios do Brasil contempor芒neo. “Esse desafio n茫o foi enfrentado por esse governo. Ao contr谩rio, tivemos uma grande ilus茫o em rela莽茫o ao an煤ncio conjunto de investimentos que deveriam ter sido feitos pelo governo federal, mas acabaram n茫o sendo feitos. Fomos na contram茫o, ao longo desses 煤ltimos anos, do que o mundo civilizado propunha e na verdade cumpria, estimulando o transporte individual, do ponto de vista ambiental com todas as suas perversas consequ锚ncias. Hoje n茫o h谩 uma cidade m茅dia, e principalmente grande no Brasil, que n茫o tenha um n贸, muitos deles dif铆ceis de ser superados, e Recife 茅 uma dessas cidades, na quest茫o da mobilidade”, avaliou.

Para A茅cio, a iniciativa do PSDB de debater o tema mostra de forma muito clara a preocupa莽茫o do partido com o futuro do pa铆s, e evidencia a legenda como a principal alternativa 脿 irresponsabilidade que permeia o atual governo, e que vem “infelicitando o Brasil inteiro”. “Consolidamos o nosso papel como essa alternativa qualificada, preparada, experiente e corajosa para que esse ciclo perverso de governo do PT possa ser substitu铆do por um outro virtuoso ciclo, onde a 茅tica e a efici锚ncia possam caminhar juntas”, completou.

O Brasil quer olhar adiante
O presidente nacional do ITV, Jos茅 An铆bal, ressaltou a import芒ncia dos encontros promovidos este ano pelo Instituto. “O ITV 茅 um instituto de formula莽茫o, elabora莽茫o, comunica莽茫o. Estamos passando por um momento muito estimulante com a promo莽茫o desses encontros Brasil afora. Estamos otimistas e iremos intensificar nossas reuni玫es e comunica莽茫o com a sociedade”, afirmou.

“Tema e interesse n茫o nos faltam, queremos fazer 30 encontros no ano que vem, 6 por regi茫o. Vamos durante nossas reuni玫es associar amigos, simpatizantes, filiados do partido, conversar, elaborar propostas e atualizar nosso programa. A inten莽茫o e o prop贸sito s茫o esses. O que o Brasil quer 茅 olhar adiante, ter um horizonte”, complementou o presidente do ITV.Sobre o encontro no Recife, ele destacou a relev芒ncia do tema mobilidade para toda grande cidade do pa铆s. “Investir em mobilidade urbana e transporte de qualidade tem que ser prioridade de todo governo. Em S茫o Paulo, por exemplo, s茫o 15 milh玫es de pessoas se deslocando diariamente. 7,8 milh玫es em metr么 e trem e 7,2 milh玫es nos outros modais – 么nibus, carro, bicicleta, a p茅. 脡 um grande e bom desafio discutirmos e avan莽armos sobre essa quest茫o”, concluiu Jos茅 An铆bal.

Iniciativas do ITV s茫o de grande import芒ncia
Os tucanos de Pernambuco fizeram quest茫o de ressaltar a import芒ncia da iniciativa do ITV de levar 脿s v谩rias regi玫es do pa铆s discuss玫es sobre assuntos de relev芒ncia para o Brasil. O presidente do PSDB do Recife, vereador Andr茅 R茅gis, acredita que os debates do ITV s茫o um est铆mulo aos brasileiros que desejam deixar a posi莽茫o de apenas ‘reclamantes’ dos problemas que aflingem o pa铆s e pretendem participar diretamento do processo de mudan莽a.

“O ITV 茅 o espa莽o onde a gente pensa, onde a gente formula, onde a gente aponta caminhos para o futuro. 脡 importante que encontros como esses levem pessoas que n茫o t锚m vontade de ficar apenas reclamando, mas pretendem participar do processo pol铆tico diretamente. Que elas cheguem ao nosso partido para que possamos superar essa triste etapa do nosso pa铆s, em que uma cleptocracia tomou conta de Bras铆lia e fez com que tenhamos hoje escassez de recursos para todas as 谩reas”, disse R茅gis.

O deputado federal Daniel Coelho (PSDB-PE) entende que a movimenta莽茫o que o ITV promove pelo pa铆s s贸 refor莽a a condi莽茫o do PSDB de se apresentar como alternativa ao governo do PT, porque revela um partido que n茫o se conforma em ser apenas o contraponto aos petistas, mas tamb茅m se preocupa em ser “propositivo”.

“O PSDB tem conte煤do, sabe criticar o que est谩 errado mas tamb茅m sabe apontar solu莽茫o. Trazer o debate da mobilidade para o Recife tem um simbolismo muito grande. Dos problemas urbanos que o Brasil vive, e que terminam sendo comuns a diversos estados, a quest茫o da mobilidade talvez tenha uma gravidade maior no Recife. Uma cidade geograficamente pequena, que cresceu sem planejamento, e que por isso est谩 completamente estrangulada. Ent茫o 茅 importante que seja feita essa discuss茫o, apontando para o futuro. N茫o tenho d煤vida de que essa contribui莽茫o do ITV ser谩 essencial no debate no ano que vem”, aposta o tucano.

Para o deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE), o PSDB tem a obriga莽茫o – como partido de oposi莽茫o – de n茫o apenas fazer a cr铆tica, mas apontar solu莽玫es. E o Instituto Teotonio Vilela, na avalia莽茫o do tucano, d谩 enorme contribui莽茫o nesse sentido com a iniciativa dos encontros que vem realizando pelo pa铆s.

“O ITV tem um papel central nesse movimento de reconstru莽茫o de ideias em favor de um Brasil que queremos: um Brasil que gere oportunidades, que resolva os problemas graves da sociedade, e por isso esse encontro 茅 muito especial. Eu tenho acompanhado essa grande mobiliza莽茫o que o partido vem fazendo, sob 脿 orienta莽茫o do presidente nacional A茅cio Neves com a organiza莽茫o do ITV, para chamar a sociedade ao debate em favor do Brasil”.

O l铆der da Minoria na C芒mara, deputado federal Bruno Ara煤jo (PSDB-PE), ressaltou que os encontros promovidos pelo ITV s茫o a prova de que o PSDB cumpre com seu “mais nobre objetivo” – definido pela Constitui莽茫o aos partidos pol铆ticos – que 茅 o de ter um Instituto “que colabora e faz pensar”.”No PSDB isso de fato acontece. Sob 脿 presid锚ncia de Jos茅 An铆bal, com orienta莽茫o do presidente A茅cio Neves, n贸s temos visto no Brasil as mais importantes discuss玫es no sentido de fomentar o pensamento, o contradit贸rio e colher da sociedade os elementos necess谩rios. N茫o 茅 a toa que vimos hoje o quanto a popula莽茫o tem afei莽茫o absolutamente diferenciada pelo PSDB”, frisou Ara煤jo.

Prefeito de Jaboat茫o dos Guararapes, cidade da Regi茫o Metropolitana do Recife, Elias Gomes destacou que a iniciativa do ITV proporciona aos agentes p煤blicos uma reflex茫o em torno de um dos maiores desafios das metr贸poles que 茅 o problema da mobilidade.

Joaquim Francisco, presidente do ITV-PE, e Elias Gomes, prefeito de Jaboat茫o”A abordagem da mobilidade de forma isolada n茫o responde aos desafios, visto que 茅 necess谩rio na verdade pensar uma pol铆tica urbana, uma esp茅cie de estatuto da metr贸pole que imp玫e sairmos dessa vis茫o segmentada de que cada cidade tem de apresentar seu plano de mobilidade. Se cada cidade falar sua linguagem, sem se encontrar com as demais, n茫o haver谩 resposta ao problema. N贸s n茫o temos mais a cidade do Recife, a cidade de Jaboat茫o, etc. N贸s temos uma metr贸pole de 14 cidades (se referindo ao conjunto de munic铆pios que formam a Regi茫o Metropolitana) que exige uma nova governan莽a”, alertou Elias Gomes.

O presidente do Instituto Teotonio Vilela de Pernambuco, Joaquim Francisco, defendeu que as discuss玫es em torno da mobilidade urbana n茫o devem apenas apontar para alternativas 脿s pr谩ticas em vig锚ncia. Precisam incluir como ponto fundamental a responsabilidade com a manuten莽茫o do que est谩 em uso, uma cultura, segundo ele, deficiente hoje em todo o Brasil.

“Uma contribui莽茫o que poderia ser dada pelo ITV seria a gente incluir na pauta a engenharia de manuten莽茫o. N贸s temos hoje um metr么 no Recife que interliga 4 cidades e poderia ter a capacidade de transportar 600 mil passageiros/dia, mas transporta 400 por falta de manuten莽茫o. Ent茫o 茅 preciso introduzir na abordagem da mobilidade a responsabilidade com os equipamentos que est茫o em funcionamento. 脡 importante colocar esse elemento cultural, hoje deficiente na maneira de pensar na maioria dos estados e munic铆pios, que 茅 o desprezo pela manuten莽茫o”, defendeu o presidente do ITV-PE.Assessoria ITV/PSDBFotos: Gleyson Ramos

Ponto de vista

脷ltimas postagens

Instituto Teot么nio Vilela: SGAS 607 Bloco B M贸dulo 47 - Ed. Metr贸polis - Sl 225 - Bras铆lia - DF - CEP: 70200-670